a) segundo o texto Qual o conceito de Capitalismo?
b) onde e quando surgiu o capitalismo e a qual sistema econômico ele se sobrepôs?
c) o capitalismo se divide em três frases que são capitalismo comercial capitalismo industrial e capitalismo financeiro pesquise e destaque uma característica marcante de cada fase.
1° fase capitalismo comercial
2° fase capitalismo industrial
3°fase capitalismo financeiro
Respostas
Resposta:
A) Capitalismo é o que prevalece no mundo atual. Ele consiste em um sistema em que o capital (dinheiro) está nas mãos das empresas privadas ou pessoas que contratam uma mão de obra em troca de salário
B) O capitalismo surgiu na Europa Ocidental devido às mudanças ocorridas no sistema feudal. Com a centralização do poder nas mãos do rei e da ascensão da burguesia, a sociedade experimentou uma grande transformação.Ocorreram diversas modificações no modo de produção, aumento da urbanização, no surgimento de novas técnicas de fabricação que permitiram o barateamento das mercadorias.Ainda temos a melhoria das comunicações e dos meios de transporte que facilitaram a chegada desses produtos a territórios distantes.
Importante lembrar que o capitalismo, tal qual o conhecemos hoje, passou por diversas modificações, porém esteve sempre fundamentado no lucro.
C) O Capitalismo Comercial ou Mercantil é considerado o pré-capitalismo, uma vez que representou a primeira fase do sistema econômico capitalista. Ele surge no final do século XV, marcando o fim da Idade Média e o início a Idade Moderna, o qual durou até o século XVIII, quando desponta a Revolução Industrial.
O capitalismo industrial é uma nova fase desse sistema econômico, que surge em meio a um processo de revoluções políticas e tecnológicas, na segunda metade do século 18. Com essa nova fase é superado o capitalismo comercial, também chamado de mercantilismo, que surgiu em fins do século 14 e vigorou até então.
O Capitalismo Financeiro – também conhecido como Capitalismo Monopolista – é a fase do sistema capitalista caracterizada pelo crescimento da especulação financeira em torno de ações de empresas, juros, títulos de dívidas e outras formas de crédito que se transformaram em mercadorias, sendo comercializadas como tais.