50 PONTOS
a) Os governos atuais também necessitam de legitimação para atuar politicamente. Que formas de legitimação os governantes utilizam atualmente?
b) Aponte diferenças entre os governos atuais e o governo absolutista.
Respostas
Resposta: a-) Os governos necessitam da legitimação para poder governar. No caso das democracias, como é o caso da maioria dos países do mundo, essa legitimação vem através do sufrágio universal, quando os cidadãos elegem seus representantes, e das constituições, que dão o respaldo legal para a legitimidade desses governos. No caso do Brasil, a própria constituição traz que todo o poder emana do povo e deve ser exercido através de seus representantes.
b-) Nos governos atuais, o Presidente (ou Rei, como no caso da Inglaterra e outros países) tem limites em como podem exercer seu poder. Por exemplo: No Brasil, a política é dividida em três poderes - Legislativo, Executivo e Judiciário. Esses três poderes são separados, com seus próprios administradores, portanto o Presidente não pode interferir neles.
No governo absolutista, o Rei / Imperador / Governador tinha total comando sobre tudo. Ele fazia as leis, as executa, enfim, tudo que ele quisesse, ele podia fazer, não importando o que o povo pensava. Nesse tipo de governo, houveram muitas revoltas, já que o povo queria mudanças e que principalmente o governo absolutista acabasse, para haver mais participação do povo na política.
Espero ter ajudado
bons estudos :)