1) Acerca da relação entre falsas memórias e o procedimento de reconhecimento de pessoas (art 266), pesquisas demonstram que:
Repetir o reconhecimento com o mesmo suspeito e a mesma testemunha torna o resultado do procedimento mais confiável;
Apresentar o suspeito isoladamente (Show-up) ou em meio a outros rostos de pessoas inocentes (line-up) resultam em taxas semelhantes de falso reconhecimento;
As instruções dadas para a testemunha no momento do reconhecimento tem pouco ou nenhum impacto no resultado deste;
Nenhuma das alternativas está correta.
2) A investigação criminal defensiva
Pode ser vista como mecanismo de igualdade, contraditório e ampla defesa;
Pode ser vista como forma de equilibrar o papel da defesa ante a consagração de poderes investigatórios do ministério público;
Pode ser definida como atividade realizada pelo defensor com a finalidade de colher elementos informativos, fazendo matéria de prova em seu favor;
Todas as alternativas estão corretas.
3) Segundo a Súmula Vinculante nº 11 do STF, só é lícito o uso de algemas nos seguintes casos:
Prisões por crimes dolosos contra a vida.
Prisões por crimes hediondos.
Resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros.
Resistência e tentativa de fuga.
4) Anderson, nascido e criado em Itabaiana-SE é aprovado para o concurso de Delegado de Polícia de seu Estado. Sua primeira lotação é em sua cidade natal e o primeiro inquérito policial que conduz é sobre uma investigação de tráfico de drogas local, cujo principal suspeito é seu grande amigo de infância Paulo. Sobre a narrativa, o que deve ser feito:
Não se poderá opor suspeição às autoridades policiais nos atos do inquérito, mas deverão elas declarar-se suspeitas, quando ocorrer motivo legal.
Não se poderá opor impedimento às autoridades policiais nos atos do inquérito, mas deverão elas declarar-se suspeitas, quando ocorrer motivo legal.
O Delegado de Polícia deve se declarar impedido de investigar o caso.
Anderson deverá buscar a imparcialidade e investigar o crime.
5) Um Senador recém diplomado, agindo em razão da função, aceita o pagamento de valores em dinheiro oriundo de uma grande empresa multinacional, para conduzir de forma facilitada um projeto de lei no Senado Federal, que beneficia a empresa. Dadas as informações, assinale a alternativa correta:
A competência para o processo e julgamento será do Juiz Federal atuante no primeiro grau do local dos fatos.
A competência para o processo e julgamento será do Juiz da Justiça Comum Estadual atuante no primeiro grau do local dos fatos.
A competência para o processo e julgamento será do Supremo Tribunal Federal. Obrigada
Considerando que ainda não está no efetivo exercício das suas funções, o processo e julgamento cabe ao Tribunal Superior Eleitoral, que o diplomou.
Respostas
Resposta:
de marx sobre as condições em que a economia capitalista se desenvolveu. para weber, a racionalidade estabelecida por marx para compreender o funcionamento do capitalismo tem fundamento, no entanto não leva em consideração a construção do pensamento social que não é fundado em uma racionalidade pura. sobre isso, existem os modelos de ação que determinam para os indivíduos os sentidos de seus comportamentos. diante disso, analise as afirmações que seguem: i. para weber, o comportamento humano é fundado em modelos de ação. esses modelos estabelecem valores sociais distintos a comportamentos semelhantes. em sociedades que constituíram histórias e, por consequência, valores éticos e morais diferenciados, um mesmo comportamento tem significados diferentes. ii. na economia, segundo weber, não há somente a racionalidade lógica da produção e das condições em que o capital expressa seus interesses, mas também na forma como cada indivíduo entende a sua existência e o valor que atribui aquilo que o cerca. iii. enquanto marx considerava que a consciência da classe operária poderia levá-lo à organização política e à superação das relações de exploração capitalistas, weber considera que a "consciência" não tem essa racionalidade pura e que ela não existe se não na "idealização" de marx. é correto o que se afirma em: