a partir da letra da música "De frente pro crime", faça uma relação com o conto de Dalton Trevisan: a) Descreva quais as semelhanças entre o cenário do conto e da música
b)descreva a semelhança entre o desfecho do conto e da música
c)qual critica social o conto e a música fazem? comente:
Respostas
Resposta:
Dalton Trevisan produz contos curtos, escritos em linguagem tão concisa que muitas vezes chega a ser elíptica: ele mesmo declarou que seu caminho vai "do conto para o soneto e dele para o haicai". Seu estilo é direto e ágil e suas narrativas apresentam os dramas de pessoas que se movem entre as expectativas de felicidade e realização que aprenderam a alimentar e a realidade crua e desumana, que as frustra e aniquila. As relações humanas que apresenta comprovam que a realidade é degradada e cruel: as pessoas se maltratam e se ferem em vez de manterem no cotidiano vínculos de carinho e respeito. Assim, marido e mulher estão sempre em conflito, pais e mães oprimem os filhos, amigos se confrontam e disputam o poder... Nem os animais de estimação escapam desse moinho de sentimentos: sua ingênua dedicação recebe impaciência e indiferença como retribuição.
Sua escrita sintética e contundente pode ser considerada uma referência constante no trabalho de muitos contistas recentemente surgidos, como os da Geração de 90.
Explicação:
espero ter ajudado
a) As semelhanças de cenário entre o Conto Uma vela para Dario e a música música "De frente pro crime" é que ambos retratam da morte e de um cadáver estendido no chão. O primeiro é do personagem Dario, o segundo, Dom Bosco não revela o sujeito na canção.
b) A semelhança no desfecho é que em ambos os textos ocorre a morte do sujeito.
c) A crítica social está voltada as dramas do cotidiano e a crítica das condições humanas na sociedade e do comportamento do homem, indiferença diante o cenário de morte, além da violência urbana presente no cotidiano.
Para facilitar o entendimento, segue anexo os dois textos ao qual a questão faz referência.
Bons estudos!