• Matéria: História
  • Autor: mateusguasch
  • Perguntado 5 anos atrás

Explique O açúcar monopólio dos
portugueses mas
comercializado pelos
holandeses.

Respostas

respondido por: ga9090754
2

Enquanto Portugal explorava economicamente as terras com a criação das plantações e engenhos, os holandeses emprestavam dinheiro e realizavam a distribuição do açúcar no mercado europeu. ... Para extrair lucro máximo na atividade açucareira, Portugal favoreceu a criação de plantations destinadas ao cultivo de açúcar.

espero que tenha ajudado!

se estiver errado me desculpe mesmo .

respondido por: haronflourenzop998lb
2

Resposta:

De maneira geral o Brasil tinha sim uma ideia de investir no açúcar porém o gasto era alta e parte desses gastos eram patrocinados por outras economias europeias como a Holanda -> Segue um textinho pra ajudar

Não tendo todo o capital exigido para o negócio, Portugal contou com o auxílio de banqueiros europeus que financiavam uma considerável parte deste empreendimento. Dentre esses financiadores se destacavam os banqueiros holandeses, que, com o passar do tempo, passaram também a intermediar a negociação do produto em diferentes pontos da Europa. Assumindo o papel de atravessadores, acabavam abocanhando uma considerável parcela dos lucros.

O expressivo papel desempenhado pelos holandeses na consolidação da empresa açucareira foi de grande importância para a expansão da classe mercantil daquele país. Além disso, o ritmo de exploração e desenvolvimento dos centros de produção no Brasil provavelmente não teria alcançado o mesmo ritmo sem essa mesma participação do capital holandês. Apesar do bom relacionamento comercial que se desenvolvia entre Portugal e Holanda, essa parceria tomou outros rumos no final do século XVI.

Explicação:

Bons Estudos :0

Perguntas similares