) Leia o texto: “Aqueles que se entregam à prática sem ciência são como o navegador que embarca em um navio sem leme nem bússola. Sempre a prática deve fundamentar-se em boa teoria. Antes de fazer de um caso uma regra geral, experimente-o duas ou três vezes e verifique se as experiências produzem os mesmos efeitos. Nenhuma investigação humana pode se considerar verdadeira ciência se não passa por demonstrações matemáticas.” (DA VINCI, Leonardo. Cartas.) Sobre Ciência e Modernidade, marque a alternativa incorreta: *
1 ponto
a)O período que começou no século XVI, prolongou-se até o século XVIII. A partir disso, a Ciência, que até então estava atrelada à filosofia, separa-se desta e passa a ser um conhecimento mais estruturado e prático. As causas principais da revolução podem ser resumidas em: renascimento cultural, a imprensa, a reforma e o hermetismo. A expressão "revolução científica" foi criada por Alexandre Koyré, em 1939.
b)O que entendemos hoje por “ciência” remete a um conjunto de fatores, mas os principais são: 1) aplicação técnica e 2) formulação teórica. Essa concepção de ciência começou a ser elaborada desde o fim da Idade Média, mas só atingiu sua primeira configuração sólida no século XVII, principalmente com Galileu Galilei.
c)A junção entre observação, experimentação e formulação de uma explicação teórica — explicação essa que pode resultar na construção de artefatos tecnológicos capazes de medir e calcular o fluxo dos fenômenos naturais e também manipular a própria natureza constitui o alicerce da ciência moderna, que se forjou sob o signo da Revolução Científica do século XVII.
d)A teoria Teocêntrica dizia que o homem é o centro do universo, já a antropocêntrica proferia que Deus é o centro do universo.
2) Leia a citação:“(...) Depois de longas investigações, convenci-me por fim de que o Sol é uma estrela fixa rodeada de planetas que giram em volta dela e de que ela é o centro. (...) Não duvido de que os matemáticos sejam da minha opinião, se quiserem dar-se ao trabalho de tomar conhecimento, não superficialmente mas de maneira aprofundada, das demonstrações que darei nesta obra. Se alguns homens ligeiros e ignorantes quiserem cometer contra mim o abuso de invocar alguns passos da Escritura (sagrada), a que torçam o sentido, desprezarei os seus ataques: as verdades matemáticas não devem ser julgadas senão por matemáticos.” (COPÉRNICO, Nicolau. De revolutionibus orbium coelestium.) Sobre Ciência e Modernidade, assinale a alternativa incorreta: *
1 ponto
a)O renascimento espalhou-se por muitas partes da Europa e influenciou a arte, a ciência, a literatura e a filosofia, defendendo, sempre, o espírito crítico. Além de Maquiavel, outros autores renascentistas, como Francis Bacon (1561-1626), filósofo e criador do método científico conhecido por experimental, ajudavam a dar impulso aos tempos de domínio da ciência que se iniciavam.
b)Uma de suas características é o humanismo. Esta corrente de pensamento e comportamento pregava a utilização de um senso crítico mais elevado e uma maior atenção às necessidades humanas, ao contrário do teocentrismo da Idade Média, que pregava a atenção total aos assuntos divinos e, portanto, um senso crítico menor.
c)Francis Bacon foi um filósofo, político inglês e um dos fundadores do método indutivo de investigação científica, baseado no Empirismo. Seus estudos contribuíram para a história da ciência moderna. Para Bacon a ciência era uma técnica e os conhecimentos científicos deveriam ser considerados instrumentos práticos de controle da natureza.
d)Foi Bacon e não Descartes que cunhou a frase: “Penso logo, logo existo”.
POR FAVOR ME AJUDAAAAA
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
as duas questões são (D)
Explicação:
a primeira esta com as teorias trocadas e a segunda foi descartes que cunhou a frase
FranAndrade2:
muito obrigada
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás