1) Leia atentamente as sentenças e assinale a alternativa correta: * 1 ponto Imagem sem legenda a) Estão corretas II e IV. b) Apenas a opção II está incorreta. c) Estão corretas III e IV. d) Todas as afirmações são verdadeiras. 2) Em uma balança de equilíbrio temos dois pratos. Quando tem a mesma massa nos dois pratos, eles ficam no mesmo nível, ou seja, a uma mesma altura da base da balança. Sobre essa situação, assinale a alternativa INCORRETA: * 1 ponto Imagem sem legenda a) Se em um prato existem 3 pesos de 1 kg cada, e esta balança está em equilíbrio, então no outro prato deverá ter uma massa de 3 kg. b) Os pratos em uma balança sempre tem a mesma massa, quando ela está desequilibrada. c) Vamos considerar que em um prato tem 4 embalagens iguais de farinha, e no outro prato temos 2 pesos de 1kg cada. Se esta balança está em equilíbrio, então cada embalagem de farinha tem massa 0,5 kg . d) Se em um prato temos uma massa de 5 kg e no outro prato uma massa de 2 kg, esta balança não está em equilíbrio.
Respostas
Resposta:
1) é d)Todas as afirmações são verdadeiras.
2)é b)Os pratos em uma balança sempre tem a mesma massa, quando ela está desequilibrada.
- 1) Todas as quatro sentenças sobre equações estão corretas. Alternativa D.
- 2) Os pratos de uma balança não tem a mesma massa quando estão desequilibradas. Alternativa B.
Explicação passo a passo:
- 1) Vamos analisar as sentenças (em anexo) uma por uma e determinar se são verdadeiras ou falsas.
I - Verdadeira. Para que tenhamos uma equação, a expressão deve ter uma igualdade e uma incógnita/variável. Em 4x - 20 = 5, x é uma incógnita e há ali uma igualdade.
II - Verdadeira. Na expressão 30m + 26 - 2m não há nenhum sinal de igualdade, logo ela não é uma equação.
III - Verdadeira. Para determinar a raiz de uma equação, devemos posicionar os termos com a incógnita de um lado e os termos livre do outro lado da igualdade e, em seguida, isolar a incógnita de qualquer valor.
Resolvendo a equação 3a - 10 = a, temos a raiz:
IV - Verdadeira. Todos os termos do lado esquerdo da igualdade de uma equação formam o primeiro membro, enquanto o segundo membro é formado por todos os termos do lado direito da mesma igualdade.
Logo, todas as sentenças são verdadeiras. Alternativa D.
- 2) Sabendo que para que o equilíbrio na balança seja mantido é necessário que a massa nos dois pratos seja igual, vamos analisar as alternativas:
a) Correta. Se em um prato há 3 pesos de 1 Kg, significa que a massa nesse prato é de 3Kg, logo, a massa no outro prato também será de 3Kg.
b) Incorreta. Sempre que uma balança está desequilibrada, há diferentes massas em cada um dos pratos.
c) Correta. Se de um lado há 4 embalagens de farinha, e do outro há 2 pesos de 1 Kg cada, significa que nesse outro lado há uma massa de 2 Kg. Se a balança está em equilíbrio, significa que as 4 embalagens juntos pesam 2 Kg. Dividindo 2 Kg por 4 embalagens, temos que cada uma pesa: .
d) Correta. Se em um prato a massa é de 2 Kg e no outro a massa é de 5 Kg, não há uma igualdade e, portanto, não há equilíbrio.
Assim, concluímos que a alternativa incorreta é a B.
Aprenda mais em: https://brainly.com.br/tarefa/36951634
I. 4x – 20 = 5 é um exemplo de equação: CORRETA, pois uma equação é uma expressão matemática que precisa ter letra e sinal de igual.
II. 30m + 26 – 2m não é uma equação: CORRETA, pois não possui sinal de igual.
III. 5 é a raiz da equação: 3a -10 = a: CORRETA, pois 3.5 – 10 = 15 – 10 = 5