[...] as Cruzadas não foram as responsáveis pelas grandes transformações econômicas, mas sim produto delas. Contudo, elas não deixaram de contribuir significativamente para o avanço daquelas transformações. Exemplifiquemos novamente com Veneza e Gênova, pois essas cidades eram os principais centros econômicos da época e tiveram importante participação nas Cruzadas. O intenso comércio que ambas praticavam era anterior ao século XI, mas foi a abertura dos mercados orientais – para o que as Cruzadas desempenharam papel decisivo – que as tornou potências econômicas.
Qual a importância das Cruzadas para o processo de renascimento comercial?
Qual é a influência das feiras medievais nas feiras na atualidade?
juliana021021:
gente me ajuda pelo amor de deus
Respostas
respondido por:
5
Explicação:
A)A abertura do comércio oriental, por meio das Cruzadas, garantiu acesso a mercadorias de luxo e intensificou o enriquecimento da classe mercantil das cidades italianas. O comércio marítimo ficou marcado pelo desenvolvimento de dois grandes polos comerciais.
B)Nas feiras medievais os vendedores pretendiam vender os seus produtos para as pessoas que vinham de outros feudos para visitar estas feiras, de modo que era uma espécie de "mercado internacional", enquanto que atualmente as feiras são um fenômeno da economia local, geralmente de produtos básicos.
Perguntas similares
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás