CARTA DO LEITOR - CONSUMISMO
Muitos dos males que afligem a humanidade e fazem entrever a possibilidade de um futuro trágico são provocados pela mentalidade consumista, na qual estamos inseridos, que é sinônimo de 'mentalidade egoísta', e se resume na fórmula de possuir tudo logo, sem pensar nas consequências que a nossa atitude pode trazer à própria sobrevivência do planeta.
Basta pensar, só para dar um exemplo, na selvagem destruição da floresta amazônica por motivos econômicos, no avanço do deserto na África, na poluição do ar e dos mares e no buraco de ozônio que foi encontrado na atmosfera, na direção dos polos. Todos esses fenômenos foram certamente causados pela ação dos homens. É necessária uma mudança de mentalidade.
Deveríamos ser pessoas que não desejam tudo, e de uma só vez, para si mesmas. Mas, impulsionados pelo amor, deveríamos ter sempre presentes as necessidades dos outros e, portanto, sabemos renunciar a bens supérfluos, para que outros possam ter o necessário.
Deveríamos ser também capazes de discernir propostas semelhantes feitas por grupos sociais e políticos, por exemplo, pela redução dos lucros para dar trabalho aos desempregados, um salário que leve em consideração os encargos familiares, a nossa responsabilidade diante do problema ecológico, e assim por diante, para poder formar.
1) Qual o tipo de linguagem predominante nesta carta do leitor? *
1 ponto
A) Nesta carta do leitor há a predominância da linguagem informal em decorrência do tipo de suporte e seu público-alvo, o assunto abordado e a intenção do leitor/autor.
B) Nesta carta do leitor há a predominância da linguagem regional em decorrência do tipo de suporte e seu público-alvo, o assunto abordado e a intenção do leitor/autor.
C) Nesta carta do leitor há a predominância da linguagem formal em decorrência do tipo de suporte e seu público-alvo, o assunto abordado e a intenção do leitor/autor.
D) Nesta carta do leitor há a predominância da linguagem técnica em decorrência do tipo de suporte e seu público-alvo, o assunto abordado e a intenção do leitor/autor.
2) No fragmento: “Deveríamos ser pessoas que não desejam tudo”. Qual o efeito de sentido produzido pelo uso da forma verbal flexionada na 1ª pessoa do plural (nós)? *
1 ponto
A) O uso da 1ª pessoa do plural evidencia o caráter objetivo do texto, mas também, aproxima o autor e o leitor, mostrando que ambos podem compartilhar os mesmos sentimentos e experiências.
B) O uso da 1ª pessoa do plural evidencia o caráter subjetivo do texto, mas também, aproxima o autor e o leitor, mostrando que ambos podem compartilhar os mesmos sentimentos e experiências.
C) O uso da 1ª pessoa do plural evidencia o caráter objetivo do texto, mas também, distancia o autor e o leitor, mostrando que ambos não podem compartilhar os mesmos sentimentos e experiências.
D) O uso da 1ª pessoa do plural evidencia o caráter subjetivo do texto, mas também, distancia o autor e o leitor, mostrando que ambos não podem compartilhar os mesmos sentimentos e experiências.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
1. C) Nesta carta do leitor há a predominância da linguagem formal em decorrência do tipo de suporte e seu público-alvo, o assunto abordado e a intenção do leitor/autor.
2. B) O uso da 1ª pessoa do plural evidencia o caráter subjetivo do texto, mas também, aproxima o autor e o leitor, mostrando que ambos podem compartilhar os mesmos sentimentos e experiências.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás