01. Vocês sabem que são tremores de terra? O que causa?
02.Como que em alguns lugares acontecem coisas catastróficas e aqui no Acre por exemplo sentimos apenas
tremores leves?
03. Vocês já ouviram sobre terremotos no Brasil que causou graves danos?
Respostas
Resposta:
01. Vocês sabem que são tremores de terra? O que causa?
Sim. Os terremotos – também conhecidos como abalos sísmicos – são tremores que se manifestam na crosta terrestre, a mais externa das camadas da Terra. Sob o ponto de vista técnico, os terremotos são uma liberação de energia acumulada abaixo dos solos, liberação essa que provoca uma acomodação dos blocos rochosos, dando origem aos tremores. Existem três principais causas para os tremores na crosta terrestre: o desabamento, o vulcanismo e o tectonismo.
02.Como que em alguns lugares acontecem coisas catastróficas e aqui no Acre por exemplo sentimos apenas tremores leves?
O Brasil não sofre com ação dos terremotos de maneira intensa, pois o país localiza-se no centro da placa tectônica sul-americana. Dessa forma, a movimentação dessa placa tectônica não gera em nosso território o movimento convergente, ou seja, não há fortes terremotos no Brasil.
03. Vocês já ouviram sobre terremotos no Brasil que causou graves danos?
A história dos terremotos no Brasil já registrou tremores de mais de seis graus na escala Richter. Os terremotos no Brasil não são comuns ou recorrentes, porém, ao ocorrerem, localizam-se numa mesma localidade, na região Nordeste, mais precisamente nos estados do Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Estudiosos entendem que a recorrência nessas regiões deva-se à geologia do lugar.
O Brasil já registra diversas ocorrências de tremores ao longo de sua história, uns mais fortes, outros mais fracos. Vamos evidenciar os tremores mais fortes já sentidos e observados em território brasileiro:
1955 – No Mato Grosso, Serra do Trombador, foi registrado um terremoto de magnitude 6,6 graus na escala Richter, sem danos a pessoas ou cidades, por ter ocorrido em regiões pouco habitadas.
1955 – No Espirito Santo, em Vitória, ocorreu um terremoto de escala 6,3 graus, na ocasião prédios e casas balançaram. Não houve mortos, feridos ou danos maiores.
1980 – No Ceará, em Pacajus, região metropolitana de Fortaleza, houve tremores de 5,2 na escala Richter, eles foram sentidos também na capital.
1986 – No Rio Grande do Norte, na cidade de João Câmara, registrou-se um terremoto de 5,1 graus na escala Richter, com danos a residências do local.
2007 – Na divisa entre o Acre e o Amazonas, houve um tremor de 6,1 graus. O tremor não causou nenhum dano, apenas foi sentido em regiões próximas.
2007 – Em Minas Gerais, na cidade de Itacarambi, um tremor de 4,9 na escala Richter foi registrado. Mesmo com uma escala considerada pequena, houve a morte de uma criança e seis pessoas ficaram feridas.
2008 – Ocorrendo em São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro, esse tremor de escala 5,2 foi sentido por diversas pessoas, em diversas regiões desses estados, nenhum dano foi registrado.
No dia 30 de agosto de 2020 foi registrado o terremoto mais recente em solo brasileiro, pelo Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o tremor teve 4,6 graus na escala Richter, não houve nenhum dano material sério ou morte. O tremor foi sentido pelos moradores do Vale do Jiquiriçá e da região do Recôncavo Baiano, com a queda de alguns objetos e mobiliário.
Espero ter ajudado!
Resposta:
1 -sim sei, tremores de terra são as placas Tectónicas que vão muito rápido e algumas vezes batem e fazemos ditos" tremores de terra".
Nota: As placas Tectónicas estão a muitos quilómetros de profundidade.
2-porque as placas Tectónicas não vão sempre à mesma velocidade. Em alguns lugares como Lisboa as placas Tectónicas vão mais rápido do que em Braga.
3-sim já vi nas notícias grandes terremotos que causaram muitos danos.