Respostas
Resposta:
ÁGUA - FALTA DE ÁGUA NO BRASIL
Será que corremos o risco de ficar sem água potável no Brasil? Entenda como a crise no abastecimento de água nos afeta!
facebook sharing buttontwitter sharing buttonpinterest sharing buttonemail sharing buttonsharethis sharing button
Você já deve ter ouvido falar da crise no abastecimento de água em algumas cidades do Brasil.
A escassez de água não é uma questão exclusiva de quem mora em regiões desérticas. Este é um problema que está afetando cada vez mais cidades por todo o País. São Paulo é uma delas – volta e meia tem alguma notícia nos jornais sobre a falta de água e o baixo nível dos reservatórios.
Além disso, a água é motivo de guerras e conflitos. É o caso de países que compartilham recursos hídricos por terem rios em suas fronteiras, como Egito e Sudão, bem como Turquia, Síria e Iraque.
Por ser um tema bastante atual e de grande impacto social, econômico e até mesmo político, pode ser cobrado em uma questão do Enem, do vestibular ou virar tema de redação.
Entenda como um país tão rico em rios e lagos como o Brasil pode enfrentar um problema tão sério como a falta de água.
Pode faltar água no mundo?
Cerca de 75% de toda a superfície do nosso Planeta é coberta por água. Com tanta água assim disponível, podemos pensar que é algo que nunca vai faltar. Porém, a realidade tem se mostrado diferente.
O que acontece é que só podemos utilizar uma parte de toda essa água. Somente a água doce serve para nosso consumo, e ela representa apenas 2,5% de toda a água do mundo. Além disso, pouco mais de dois terços dessa água está confinada nas calotas polares, em geleiras ou escondida no subsolo. Ou seja, a quantidade de água que podemos beber e que está fácil de captar fica bastante reduzida.
Brasil, a maior potência hídrica do planeta
Os brasileiros são privilegiados, pois o País tem cerca de 12% de toda a água doce que circula pela superfície da Terra. Mas a distribuição desta abundância de água é desigual.
Cerca de 80% de toda a água doce do Brasil está concentrada na Região Hidrográfica da Amazônia, enquanto que a maior parte da população (e das atividades econômicas) está na região Sudeste. Ou seja, existe muita água onde quase não tem ninguém e pouca água potável nos lugares mais povoados, o que acaba provocando a escassez.
A falta de chuvas contribui para a crise no abastecimento de água, mas não é o único vilão dessa história. Existem outros fatores que também impactam na escassez de água, como por exemplo, o crescimento da população, o pouco aproveitamento das águas residuais (esgoto e processos industriais), a poluição dos rios, a devastação das florestas e o consumo desenfreado.
Crise no abastecimento de água em São Paulo
São Paulo tem vivido uma grande crise no abastecimento de água. Os reservatórios quase secos e a temporada de poucas chuvas indicam que a situação pode continuar assim por um bom tempo. A falta de água e o rodízio no abastecimento já são uma realidade e muitos moradores buscam alternativas para armazenar mais água em suas casas.
Há quem defenda que é preciso perfurar mais poços para criar novas fontes de abastecimento. Outros acreditam que esta medida é perigosa e pode esgotar outra fonte: os lençóis freáticos. O que muitos concordam é que precisa haver uma mudança em nossos hábitos de consumo para evitar os desperdícios, assim como uma maior responsabilidade na extração e distribuição deste recurso.
Efeitos da falta de água no Brasil
A escassez de água afeta diretamente a nossa economia. A agricultura é uma das primeiras vítimas dessa crise e o resultado é o aumento do preço e a falta de alguns alimentos.
A indústria também é muito dependente do abastecimento de água. A escassez pode comprometer a capacidade produtiva e isto acaba gerando demissões e aumento no preço final do produto.
Outra consequência preocupante é o impacto na produção de energia elétrica. A maior parte da eletricidade produzida no Brasil é proveniente das hidrelétricas, que dependem dos reservatórios de água. Com estes reservatórios quase secos existe o risco de faltar energia elétrica em várias regiões do país.
A crise no abastecimento não é um assunto isolado. Ela afeta o cotidiano das pessoas que estão enfrentando a falta de água em suas casas, mas também afeta a economia brasileira e a sociedade como um todo.
fonte mundo vestibular espero te ajudar!!!!
Explicação:
segue no tiktok billliee6 e no youtube luara cristina obggg
A falta de água já é uma realidade em várias partes do mundo, a exemplo do Nordeste brasileiro, onde a falta de chuvas é um fator que implica no não adequado fornecimento do recurso para todos os populares.
Porém, o mau uso da água também ocasiona sua falta em diversas outras regiões, onde as indústrias se aproveitam do potencial hidrídico em suas atividades, ou mesmo se desperdiça muita água, e vez ou outra o fornecimento é suspenso pelas companhias devido ao mau funcionamento das máquinas.
Sabe-se que muitos fenômenos ocorrem no mundo e que a água pode acabar, no entanto, nada melhor do que a consciência da economia para utilizar bem a água enquanto ainda se tem.
Mais sobre a água: https://brainly.com.br/tarefa/13514763