2. (ENEM 2019 - ADAPTADA) Para construir o humor no quadrinho, o autor rompe as expectativas do leitor. Na narrativa, esse rompimento ocorre por meio da: *
1 ponto
a) oposição entre a atitude submissa do médico e a negação da acompanhante de Dona Anésia ao tratamento proposto.
b) inversão dos papéis de mãe e filha: a filha apresenta comportamento de “degenerescência”, enquanto a mãe, de “desprendimento”.
c) utilização de variantes linguísticas diferentes pelas personagens: o médico utiliza a linguagem formal e eufemística; a paciente, informal e chula.
d) convergência entre a resignação do médico e da paciente diante da falta de tratamento para o diagnóstico apresentado.
Respostas
Resposta:
1. c) circulação digital excessiva de autorretratos, pois o robô aparece tirando uma selfie em Marte para fazer essa crítica.
2. c) utilização de variantes linguísticas diferentes pelas personagens: o médico utiliza a linguagem formal e eufemística; a paciente, informal e chula.
Explicação:
1. c) Circulação digital excessiva de autorretratos, pois o robô aparece tirando uma selfie em Marte para fazer essa crítica.
2. c) O humor no quadrinho apresentado é gerado pela oposição entre a linguagem utilizada pelo médico, que faz uso de eufemismo para insinuar serem as atitudes da personagem sênior consequências de seu envelhecimento, e a linguagem utilizada por Dona Anésia, que fez uso de expressão chula (palavrão) em resposta ao pensamento do médico.
Para construir o humor no quadrinho, temos a presença de: ( C ) utilização de variantes linguísticas diferentes pelas personagens: o médico utiliza a linguagem formal e eufemística; a paciente, informal e chula.
Explicação:
Nos quadrinhos são transmitidas, principalmente, mensagens de humor ou de reflexão (sem perder o cunho humorístico).
No caso da fala entre médico e paciente o humor do quadrinho é representado pela:
- Fala do médico – formal e cheia de termos técnicos
- Fala do paciente – informal e chula.
Ou seja, a tirinha está nos apresentando em tom humorístico uma questão importante, principalmente em nosso país, que é a variante linguística.
A variação linguística é um movimento que ocorre devido a fatores históricos e culturais.
Está associada a questões como:
- contexto histórico
- contexto geográfico
- contexto sociocultural
Por isso, no tempo de nossos avós o modo de se expressar verbalmente (senhor, senhora) era diferente na forma com que os jovens se expressam hoje em dia (tia, tio, cara).
Leia também:
O que é uma variação linguistica?
https://brainly.com.br/tarefa/20622719
Nem é preciso ser especialista para verificar que as condições da variação lingüística não estão sujeitas ao acaso, nem ao livrearbítrio do falante.
https://brainly.com.br/tarefa/24750679