Ao longo da história humana, a saúde das pessoas sempre foi alvo de preocupação. O conceito de saúde sofreu mudanças no decorrer dos tempos, várias explicações foram dadas e, ainda hoje, vários entendimentos coexistem quando buscamos entender os aspectos que envolvem o processo saúde-doença. Ao longo da história, muitas explicações foram dadas acerca do que é ter saúde ou estar doente: as explicações mágico-religiosas, a explicação naturalística, o olhar bacteriológico, a explicação multicausal e a produção social da saúde e da doença.
Sendo assim, diante do que foi exposto, responda as questões a seguir:
a) No que se refere aos aspectos que envolvem o processo saúde-doença, descreva as visões mágico-religiosas.
b) Com base nos determinantes do processo saúde-doença, descreva a unicausalidade.
c) No que concerne à saúde e a doença, descreva o modelo da produção social.
Respostas
a) As visões mágico-religiosas foram predominantes na antiguidade, onde os indivíduos daquela época acreditavam que o surgimento das doenças eram motivados por elementos naturais como os de espíritos sobrenaturais.
b) As visões do processo de unicausalidade, predominante no início do século XX, consistia em acreditar que o único fator para o aparecimento das doenças era através de um agente etiológico, ou seja, vírus, bactérias ou protozoários.
c) O modelo da produção social refere-se a abrangência da coletividade e do caráter histórico-social do processo saúde-doença, sendo assim, não são abordadas nessa teoria somente as discussões sobre os dados epidemiológicos individuais, relacionando os aspectos biológicos e sociais.
Espero ter ajudado!