• Matéria: Geografia
  • Autor: madalenaribeiro
  • Perguntado 5 anos atrás

Explica a importância do estudo da morfologia dos fundos oceânicos na aceitação da deriva dos
continentes

me ajudem por favor​

Respostas

respondido por: irisf1765
2

Resposta:

As rochas do fundo do oceânico são basálticas, contendo portanto portanto uma grande quantidade de minerais ferromagnéticos, entre estes a magnetite.

Nos riftes oceânicos ocorre uma constante saída de magma do interior da Terra devido aos limites divergentes lá exitentes, magma esse que contém minerais de magnetite, que, ao solidificar, registam o campo magnético contemporânio a essa cristalização, podendo este ser ou normal ou inverso.

Assim, observando por exemplo os basaltos nos fundos oceânicos formados nos riftes podemos notar as alternâncias das polaridades registadas nestas rochas, sendo esta simétria em ambos os lados do rifte, devido ao facto de haver constante criação do fundo oceânico devido aos limites divergentes nas placas oceânicas, como explica a teoria da tectónica de placas.

O facto de esses basaltos serem rochas magmáticas torna possível a sua datação absoluta, sendo assim possivel datar as inversões polares.

Explicação: falei da teoria da tectónica de placas pois a morfologia dos oceanos é uma das comprovações da mesma, e por que esta é uma versão geologicamente correta da teoria da deriva dos continentes que já se provou ser falsa, visto que não são os continentes que se movem, mas sim as placas tectónicas.

Espero ter ajudado e boa sorte <3

Perguntas similares