• Matéria: História
  • Autor: cyaillensilva
  • Perguntado 5 anos atrás

1-No absolutismo da França Luís XIV ficou conhecido como a célebre frase: O Estado sou eu. Compare essa afirmação com a ideia do iluminista Montesquieu.

Respostas

respondido por: Katanaa
5

Para responder a essa questão é necessário entender o absolutismo da Idade Moderna e os filósofos iluministas.

Absolutismo x Iluminismo

Absolutismo

O absolutismo é a ideia de que todo o poder está concentrado na mão do rei. Logo, ele é o responsável por todas as ações do Estado (como a formulação de leis, tributos e julgamentos).

O grande nome do absolutismo na Idade Moderna foi Luís XIV da França, também conhecido como "Rei Sol" que disse "O Estado sou eu".

Essa afirmação do monarca francês reforça e deixa escancarada toda a ideologia do absolutismo, pois o monarca é -praticamente- o Estado, tendo em vista que ele afirmou que todo o poder estava concentrado em suas mãos.

Iluminismo

Os filósofos iluministas eram contrários o domínio da Igreja Católica e eram grandes críticos do absolutismo.

Um dos grandes nomes desse movimento é o Montesquieu. Inclusive, suas ideias são a base para a organização política de grande parte da sociedade atual.

Montesquieu defendia a tripartição dos poderes, isso é, a existência do poder Executivo, Legislativo e Judiciário.

Logo, essa teoria da tripartição dos poderes contesta toda a lógica absolutista porque o poder não estaria mais concentrado na mão de uma pessoa (rei).

Conclusão

Conforme o que foi exposto, podemos afirmar que a afirmação de Luís XIV e as ideais de Montesquieu são extremamente divergentes. Enquanto Luís XIV enfatiza a centralização do poder, Montesquieu defende a tripartição do mesmo.

Aprofunde seu conhecimento:

https://brainly.com.br/tarefa/38730431

https://brainly.com.br/tarefa/38702182

Anexos:
Perguntas similares