A Florença dos Médicis
Nos séculos XV e XVI, a cidade de Florença, na região italiana da Toscana, foi um dos grandes centros econômicos e o maior centro artístico da Europa.
A família Médici foi a grande protagonista desse destaque. Por volta de 1400, Giovanni de Médici montou um grande banco que guardava e emprestava dinheiro, fazia operações de câmbio e outras transações com moeda. Esse banco se firmou como uma das maiores instituições financeiras do continente europeu, ampliando o poder econômico e político dos Médicis para além da Itália ao longo de trezentos anos.
Da família Médici saíram papas e rainhas da França. Saíram também os mecenas mais notáveis do Renascimento. Com muito dinheiro para investir, os Médicis patrocinaram diversos artistas – como Michelangelo, Leonardo da Vinci e Sandro Botticelli – e contribuíram para o desenvolvimento da arquitetura e das artes renascentistas.
Outro destaque da cidade de Florença foi a construção do domo da sua catedral. A palavra “domo” se refere à parte superior de um edifício, construída em formato esférico. A cúpula projetada para a Catedral Santa Maria del Fiore revolucionou a arquitetura e é considerada um dos símbolos arquitetônicos do Renascimento.
O projeto da catedral, feito em 1296, previa uma grande cúpula, mas, desde então, ninguém tinha conseguido resolver o problema de realizar essa parte do projeto: uma construção esférica com um vão de 45 metros de diâmetro. O desafio foi resolvido pelo arquiteto florentino Filippo Brunelleschi (1377-1446). Em vez de reproduzir técnicas conhecidas, Brunelleschi conjugou conhecimentos da Matemática e da Geometria e encontrou uma solução inédita. Construiu a cúpula sem nenhuma armação de madeira, sustentando-a em círculos concêntricos de arenito, reforçados com correntes de ferro. Os tijolos foram assentados em zigue-zague, para manter o conjunto mais seguro.
Da Itália, o movimento renascentista se espalhou pela Europa, influenciando o pensamento, as ciências, a arquitetura, as artes e a literatura.
Reveja o texto sobre Florença e a construção do domo da Catedral de Santa Maria del Fiore. Atente para a legenda da foto da catedral.
a. Quais características do Renascimento cultural você identifica na construção do domo da Catedral de Florença? Explique.
b. Explique a afirmativa: “A construção desse domo no século XV teria sido impossível sem o espírito renascentista da época”.
Anexos:
EmoBombadoIndio:
oi você é do absoluto né ?
Respostas
respondido por:
67
a) As principais características do renascimento cultural que podemos identificar na construção do domo da Catedral de Florença consistem nos elementos circulares, elementos naturalistas, inovações artísticas, grande contraste entre luz e sombra, entre outros.
b) A afirmativa pode ser explicada pelo fato de que a construção ocorreu devido o espírito moderno e único dos artistas renascentistas. Os renascentistas se interessavam bastante pela arte greco-romana.
Bons estudos!
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás