1. O que eram as oligarquias nas República Velha?
2- Cite algumas características da República Velha?
3- Em que consistia o Mandonismo?
4- Explique sobre o Clientelismo?
5. Para você, qual a importância do direito de votar e o voto consciente?
Respostas
Explicação:
01 -A República Oligárquica (1894-1930) se caracteriza pela alternância de poder entre as oligarquias cafeeiras dos estados de Minas Gerais e de São Paulo. ... A partir dos anos 30, alguns historiadores chamam esta fase de Primeira República, República dos Coronéis ou República do Café com leite e ainda, República Velha.
02 - alta desigualdade social;
forte poder dos coronéis (voto de cabresto);
domínio das oligarquias estaduais ligadas ao café e ao leite;
trabalho majoritariamente rural;
separação da Igreja e do Estado;
instabilidade política;
03 - O Mandonismo é um brasileirismo, usado em ciência política, filosofia e sociologia, para definir uma das características do exercício do poder por estruturas oligárquicas e personalizadas, ao longo da História do Brasil e que equivale, na literatura hispânica, ao chamado caciquismo.
04 - Clientelismo é a troca de bens e serviços por apoio político, sendo a troca algo implícito ou não. O clientelismo denota a prática de distribuir empregos, favores e outros benefícios aos seguidores em troca de apoio político
05 - é um dos principais instrumentos utilizados para eleições de representantes políticos ou para tomar decisões políticas, em espaços em que há consulta popular para isso, como nos casos de referendos ou plebiscitos.