Respostas
Resposta:
Os Deuses Gregos, cultuados pelos antigos habitantes da Grécia, eram representados sob a forma humana e simbolizavam os anseios e temores humanos.
Eles regiam as forças da natureza, comandavam o céu, a terra, o sol, a lua, os rios, o mar, o vento, etc. Os deuses se comportavam como criaturas humanas, ou seja, tinham ciúme, inveja, ódio e amor. Eles eram imortais e estavam dispostos numa hierarquia.
Eles poderiam interferir diretamente na vida dos seres humanos e residiam no Monte Olimpo.
Os mitos que faziam parte da religiosidade grega também narravam a origem dos deuses. Zeus, por exemplo, tem sua origem ligada com a história do surgimento do Universo. Nos primórdios dos tempos, o Universo era formado por uma massa cósmica sem forma e desorganizada que era conhecida pelos gregos como Caos.
Do Caos surgiram Gaia (a Terra) e Urano (o Céu Estrelado). Da união de ambos nasceram vários filhos, entre eles Cronos, um titã que se voltou contra o próprio pai, castrando-o e roubando o seu lugar como rei do Universo. Urano amaldiçoou Cronos por ter se voltado contra ele, fazendo com que Cronos ficasse paranoico pelo medo.
Cronos era um titã, um ser gigantesco que habitava a Terra antes dos humanos, e era casado com Reia, uma titânide. Juntos tiveram vários filhos, mas o temor de Cronos pela maldição de Urano fez com que ele devorasse os próprios filhos com o objetivo de impedir que algum deles se voltasse contra ele.
Infelizmente para Cronos, sua mulher o enganou ao salvar Zeus do destino de seus irmãos. Zeus não foi devorado e cresceu escondido de seu pai. Anos depois, Zeus retornou para lutar contra seu pai e salvar seus irmãos. Zeus teve sucesso em resgatar os irmãos e iniciou uma guerra que resultou na derrota de Cronos e dos titãs.
Os titãs foram aprisionados no Tártaro e Zeus tornou-se o novo rei do Universo. Ele também era o rei dos deuses e, junto de dois de seus irmãos, dividiu os domínios de cada um: Zeus ficou com os céus; Poseidon, com os mares; e Hades, com o submundo