Respostas
Resposta:
Um dos mais marcantes exemplos de etnocentrismo da história é o nazismo. O nazismo era a ideologia alemã pregada por Adolf Hitler, que defendia a superioridade da "raça ariana".
Segundo essa ideologia, os povos germânicos eram uma raça pura e superior, e todas as outras "raças" eram inferiores. Com base nessa ideia, os alemães exterminaram milhares de judeus e algumas outras etnias, o que ficou conhecido como o Holocausto.
Hitler ganhou apoio da população atribuindo aos judeus a culpa da situação precária em que a Alemanha se encontrava no final da Primeira Guerra Mundial.
Outro exemplo de etnocentrismo foi a colonização europeia nas Américas. Ao chegarem em território americano, os europeus se depararam com povos de hábitos e culturas completamente diferentes.
Os europeus julgavam-se superiores aos povos originários e impuseram os seus costumes, tradições e religião. No Brasil, por exemplo, os indígenas foram obrigados a seguir a religião cristã e eram catequizados pelos jesuítas.
A crença de que eram culturalmente superiores aos indígenas e negros escravizados justificou violências e dominação, cujos reflexos são presentes na sociedade brasileira até os dias de hoje.
Explicação:
Espero que sirva!!