• Matéria: História
  • Autor: Lolizitaaff
  • Perguntado 5 anos atrás

Dessa forma as relações sociais de produção foram transformadas; no lugar do trabalhador na manufatura, forma-se uma nova classe social de trabalhadores assalariados, o proletariado, que foi submetido a condições dramáticas, precárias e degradantes. Para Hobsbawm, a Revolução Industrial representou uma mudança social fundamental. “[...] Ela transformou a vida dos homens a ponto de torná-los irreconhecíveis [...] destruiu seus antigos estilos de vida, deixando-os livres para descobrir ou criar outros novos, se soubessem ou pudessem”. [...]
BOTTINI, Lucia Mamus; BATISTA, Roberto Leme. O trabalho da mulher durante a Revolução Industrial inglesa. In: PARANÁ. Superintendência de Educação. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor. Curitiba: SEED, 2016. v. 1. (Cadernos PDE).
1. Sobre as diferenças do trabalho artesanal para manufatura e maquinofatura, qual a afirmativa correta? *
1 ponto
a) No artesanato existe a figura do patrão, que é dono das ferramentas e das matérias-primas.
b) Na manufatura, o trabalhador exerce todas as etapas do trabalho sozinho.
c) Na maquinofatura, o trabalhador deixou de ser produtor e passou a ser operário, realizando a operação das máquinas.
d) No artesanato as máquinas realizam todo o trabalho e o trabalhador não é necessário.
Leia o texto abaixo:
O tempo da fábrica. Como observou o historiador E. P. Thompson, a Revolução Industrial mudou também a maneira de ver e de usar o tempo. Com o surgimento da fábrica e do trabalho assalariado, passou a haver a necessidade de controlar o tempo: o trabalhador, por exemplo, precisava saber a hora de levantar; ao patrão interessava saber quanto tempo os trabalhadores levariam para fabricar determinado produto. Assim, o relógio passou a ser uma necessidade dentro e fora das fábricas e foi sendo adquirido por um número maior de pessoas (até o século XIX, só os milionários possuíam relógio). Enfim, com a Revolução Industrial, o tempo passou a ser um bem precioso. Nesta época, e não por acaso, surgiram expressões como: “perder tempo”, “ganhar tempo”, “economizar tempo” etc. As pessoas passaram a se guiar pelo tempo da fábrica.

BOULOS JR., Alfredo. História: Sociedade & Cidadania. 8. ano. 4. ed. São Paulo: FTD, 2018. p. 38.
2. De acordo com o texto, a necessidade de controlar o tempo está relacionada a que fato? *
1 ponto
a) Ao surgimento das matérias-primas.
b) Ao surgimento das fábricas e do trabalho assalariado.
c) Ao fim das fábricas.
d) Com a revolta dos trabalhadores contra o governo inglês.​

Respostas

respondido por: Sabrinaalmeid4
21

1 - c) Na maquinofatura, o trabalhador deixou de ser produtor e passou a ser operário, realizando a operação das máquinas.

As máquinas passaram a tomar conta dos diferentes espaços, assim o trabalhador que antes tinha funções de trabalhador, passa a ter funções de operador de máquina, isso retira muita das vezes o gosto do trabalhar e transformar o trabalhador em uma espécie de máquina humana.

2 - b) Ao surgimento das fábricas e do trabalho assalariado.

O conceito de tempo quando estamos trabalhando corre demaneira diferente, o tempo passa a ter um conceito mais importante e precisa ser aproveitado de maneira máxima, garantindo que o máximo de fabricação fosse feita no menor tempo.

A revolução industrial, muda as relações de toda a sociedade, o operário passa ter novas preocupações e menos vontades.

Leia mais: https://brainly.com.br/tarefa/2231008

Anexos:

JeonLihyung: Tá certo.
respondido por: elianeregina173
10

Resposta:

1 - c) Na maquinofatura, o trabalhador deixou de ser produtor e passou a ser operário, realizando a operação das máquinas.

2 - b) Ao surgimento das fábricas e do trabalho assalariado.


JeonLihyung: Tá certo.
Perguntas similares