Claudia é dona de uma fábrica de roupas, que confecciona uniformes escolares. Sua empresa atende a duas grandes instituições de ensino, com as quais tem um contrato de exclusividade que garante a estabilidade financeira de seu negócio há vários anos. Contudo, no último ano, os resultados da fábrica de Claudia não foram os melhores: suas vendas foram inferiores ao planejado, formando grandes estoques de produtos acabados e comprometendo muito de seu capital de giro.
Como o cenário não apresenta sinais de recuperação imediata, Claudia decide buscar ajuda especializada, na intenção de restabelecer a saúde financeira de seu negócio. Ela contrata os serviços de uma empresa de consultoria, e você é destacado para auxiliar Claudia neste importante momento, pois ela precisa entender os motivos de seu problema e quais as soluções cabíveis. Então você, na condição de consultor designado, que aspectos pretende explorar para a identificação das causas do problema e que ações pretende indicar que sejam adotadas?
Respostas
Explicação:Resposta:
Primeiramente, pode-se ver a situação dos clientes de Cláudia. Nós temos alguns tipos de venda, B2B e B2C. Business to Business (empresa para empresa) e Business to Consumer (empresa para consumidor). A empresa de Cláudia tem contratos que garantem a estabilidade financeira, ou seja, ela vende os uniformes para tais empresas, como está a situação dessas empresas? Pois Cláudia, por muito tempo dependeu de tais, mas, agora ela precisa procurar um meio de sair dessa situação.
Para mim, o meio mais viável seria procurar um novo objetivo para vendas, B2B ou B2C ou os dois? Procuremos meios de procurar a independência.
1. Ajustar os objetivos
2. Procurar mercado (online pro exemplo) e tomar terreno.
3. Marketing e vendas, conquistar pessoas, mais clientela (sem, necessariamente depender dessas instituições).
(essa resposta é com base em meus conhecimentos e em o que eu AAACHO). Obrigado.
Resposta:
O problema de Claudia parece estar relacionado ao descompasso entre fornecimento e demanda, tendo em vista os típicos sintomas desta situação, como altos estoques e redução do capital de giro. A solução proposta será a adoção de algumas técnicas de planejamento e controle da capacidade, com a intenção de restabelecer o equilíbrio entre fornecimento e demanda, otimizando a produção e eliminando desperdícios como estoques, que estão comprometendo a saúde financeira da empresa.
Para tanto, Claudia precisará levantar informações como pedidos em carteira, previsão de vendas e estoques, ou seja, informações que serão utilizadas para a montagem de seu plano-mestre de produção. A partir dele, Claudia poderá estabelecer a programação de sua produção, organizando a utilização dos diversos recursos produtivos em função da demanda que a empresa precisará atender. Assim, conseguirá estabelecer um melhor alinhamento entre sua capacidade produtiva e a demanda de seus clientes, reduzindo estoques e aumentando sua disponibilidade de capital, que são importantes condições para a recuperação da saúde financeira de seu negócio.