Aristóteles critica a Teoria das Ideias de Platão. Para o filósofo, não há nada no intelecto que não tenha, antes, passado pelos sentidos. A base dessa distinção reside no conceito de “substância”. Sobre este conceito, é INCORRETO afirmar: *
1 ponto
a)Aquilo que é em si mesmo, ou seja, cada ser que existe é uma substância.
b)Possui atributos essenciais e acidentais.
c)Os atributos essenciais de uma substância são aqueles sem os quais uma substância não seria o que é.
d)Os atributos acidentais de uma
Respostas
Resposta: d)Os atributos acidentais de uma.
Explicação: De acordo com o conceito de substância de Aristóteles, os atributos acidentais são aqueles que a substância pode ter ou não, sem deixar de ser o que é. Para a substância homem, por exemplo, temos uma característica essencial, a racionalidade. Se o homem é baixo, alto, gordo ou magro etc, continuará sendo homem, mesmo que as suas características acidentais variem de sujeito p
Sobre o conceito de "substância", não cabe falar sobre acidentes. Logo, a alternativa D é a incorreta.
Substância, para Aristóteles, abrange todas as outras alternativas. Em resumo, ela possui cinco características vitais:
- o que não é inerente a outra coisa nem predicado de outra coisa
- o que pode subsistir por si ou separadamente do resto, autonomamente
- o que é “algo de determinado”, nem universal nem abstrato
- o que tem unidade intrínseca e não é mero agregado de partes não organizadas
- o que é ato ou em ato (não puramente em potência)
A substância é o centro unificador da multiplicidade dos significados do ser, que abrangem os acidentes. Não é, contudo, os atributos acidentais de uma coisa.
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