1)Sobre as diferenças do trabalho artesanal para manufatura e maquinofatura,qual a afirmativa correta?
A)No artesanato existe a figura do patrão,que é dono das ferramentas e das matérias-primas.
B)Na manufatura,o trabalhador exerce todas as etapas do trabalho sozinho.
C)Na maquinofatura,o trabalhador deixou de ser produtor e passou a ser operário,realizando a operação das máquinas
D)No artesanato as máquinas realizam todo trabalho e o trabalhador não é necessário
Respostas
Resposta:
1) No artesanato, as tarefas são feitas pela mesma pessoa, o artesão. Ele é dono da matéria-prima, das ferramentas, da oficina e domina todo o processo produtivo, desde a criação até a venda. A partir da manufatura, o artesão deixou de ser o dono dos meios de produção e do local de trabalho e passou a trabalhar em troca de um salário. Cada artesão passou a cumprir uma tarefa específica dentro do processo de fabricação de uma mesma mercadoria; teve início a divisão do trabalho. Com a maquinofatura, as máquinas substituíam diversas ferramentas e realizavam o trabalho de várias pessoas; o trabalhador de ser produtor e passou a ser operário.
2) A resposta correta é a letra B. Segundo o texto, “com o surgimento da fábrica e do trabalho assalariado, passou a haver a necessidade de controlar o tempo: o trabalhador, por exemplo, precisava saber a hora de levantar; ao patrão interessava saber quanto tempo os trabalhadores levariam para fabricar determinado produto. Assim, o relógio passou a ser uma necessidade dentro e fora das fábricas”.
Explicação:
É correta a alternativa C, de modo que no modelo da maquinofatura, ao menos inicialmente, a experiência e o domínio técnico específico daquele trabalhador perdeu valor, com o trabalho passando a ser algo substituível, que poderia ser exercido por qualquer um.
Neste sistema o operário se torna como que uma "peça" do maquinário, apenas executando funções simples e por vezes apenas supervisionando se não houve nenhum travamento no maquinário. Os salários médios caíram, ao mesmo tempo que aumentou o lucro dos donos do maquinário, aumentando as desigualdades entre classes sociais à medida que a industrialização avançou.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/15279354