4. No início do século XX, estudiosos esforçaramse em mostrar a continuidade, na Grécia Antiga,
entre mito e filosofia, opondo-se a teses anteriores, que advogavam a descontinuidade entre ambos. A
continuidade entre mito e filosofia, no entanto, não foi entendida univocamente. Alguns estudiosos,
como Cornford e Jaeger, consideraram que as perguntas acerca da origem do mundo e das coisas
haviam sido respondidas pelos mitos e pela filosofia nascente, dado que os primeiros filósofos haviam
suprimido os aspectos antropomórficos e fantásticos dos mitos. Ainda no século XX, Vernant, mesmo
aceitando certa continuidade entre mito e filosofia, criticou seus predecessores, ao rejeitar a ideia de
que a filosofia apenas afirmava, de outra maneira, o mesmo que o mito. Assim, a discussão sobre a
especificidade da filosofia em relação ao mito foi retomada.
Considerando o breve histórico acima, concernente à relação entre o mito e a filosofia nascente,
assinale a opção que expressa, de forma mais adequada, essa relação na Grécia Antiga.
a) O mito é a expressão mais acabada da religiosidade arcaica, e a filosofia corresponde ao advento
da razão liberada da religiosidade. b) O mito é uma narrativa em que a origem do mundo é apresentada imaginativamente, e a filosofia
caracteriza-se como explicação racional que retoma questões presentes no mito.
c) O mito fundamenta-se no rito, é infantil, pré-lógico e irracional, e a filosofia, também fundamentada
no rito, corresponde ao surgimento da razão na Grécia Antiga.
d) O mito descreve nascimentos sucessivos, incluída a origem do ser, e a filosofia descreve a origem
do ser a partir do dilema insuperável entre caos e medida.
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letra b:O mito é uma narrativa em que a origem do mundo é apresentada imaginativamente, e a filosofia
caracteriza-se como explicação racional que retoma questões presentes no mito
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