1- Qual a principal diferença entre ginástica laboral preparatória, compensatória e de relaxamento ?
Respostas
Resposta:
Ginástica laboral é uma modalidade de atividade física destinada aos trabalhadores para que seja praticada no próprio local de trabalho. A prática desses exercícios é muito benéfica para os trabalhadores, que dedicam algum tempo para a realização de diferentes movimentos, elaborados de acordo com a atividade profissional que exercem.
A ginástica laboral é uma ferramenta bastante eficaz na prevenção de doenças ocupacionais que se incluem nos grupos LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao trabalho)
A ginástica é uma das formas de atividade física e, quanto às suas disputas oficiais, é classificada em duas modalidades. As competitivas, em que existe competição, como nos jogos olímpicos. São exemplos a ginástica artística, a ginástica rítmica e a ginástica acrobática. As modalidades ginásticas não competitivas apresentam como exemplo as praticadas em academias, a ginástica laboral, recomendada para os ambientes de trabalho, entre outros.
A ginástica compensatória faz parte da ginástica laboral, que é a prática voluntária de atividade física, realizada pelos trabalhadores coletivamente, no próprio local de trabalho, durante a sua jornada diária, visando melhorar a condição física do trabalhador. Tem como objetivo fortalecer determinadas musculaturas muito exigidas durante a jornada de trabalho, o que faz prevenir problemas posturais e lesões que, além de trazerem riscos aos funcionários, representam custos operacionais para a empresa. Esta ginástica não leva o trabalhador ao cansaço, por ser de curta duração. A ginástica laboral contribui para a prevenção e recuperação das chamadas “doenças do trabalho” (LER e DORT) promovendo o bem-estar e melhorando as relações interpessoais
Explicação: