1) “Dependendo da condição física da pessoa e a quantidade de bebida alcoólica ingerida, os efeitos do álcool em excesso são imediatos; como a dor de cabeça, aumento da vontade de urinar, dificuldade em falar, visão alterada, diarreia, azia, vômito, sono, alteração no raciocínio e coordenação motora, perda de reflexos e, até mesmo, coma alcoólico.” Por que a ingestão de bebida alcoólica aumenta a vontade de urinar? *
a) Porque estimula a liberação do hormônio ADH.
b) Porque inibe a liberação do hormônio ADH.
c) Porque impede a produção do hormônio FSH.
d) Porque aumenta a produção do hormônio FSH.
2- “O álcool presente na corrente sanguínea é distribuído para os órgãos, sendo o fígado o responsável por metabolizar 90% do álcool no organismo e os outros 10% (álcool puro) são eliminados através da urina, respiração e suor (mas não adianta beber correndo, já que a velocidade com que se bebe é bem maior do que a eliminação pelo organismo). A grande questão é que o fígado processa por hora o equivalente apenas a uma lata de cerveja ou uma taça de vinho, por isso, o excesso de álcool durante esse tempo passa a intoxicar o organismo, ou seja, se o indivíduo beber quatro latas de cerveja, o álcool estará em seu corpo por pelo menos quatro horas.” O trecho acima mostra a importância do fígado na metabolização do fígado. Porém o fígado, maior glândula do corpo humano, tem outras funções importantes no organismo. Qual das alternativas abaixo não representa uma função do fígado? *
a) Secreção da bile.
b) Armazenamento de glicose em forma de glicogênio.
c) Desintoxicação do organismo.
d) Produção de células sanguíneas.
Respostas
Resposta:
1 - b) porque inibe a liberação do hormônio ADH.
2 - d) produção de células sanguíneas.
Explicação:
1 - o hormônio ADH, também chamado de vasopressina, é produzido no hipotálamo e secretado pela hipófise (glândula pituitária). é um hormônio antidiurético, atua nos rins promovendo a reabsorção de água, evitando assim a perda exagerada de água pelo organismo e garantindo o equilíbrio osmótico do sangue. o álcool inibe a liberação do ADH, prejudicando a reabsorção de água pelos rins e aumentando a quantidade de urina excretada pelo corpo.
2 - as células sanguíneas são produzidas pela medula óssea, encontrada no interior de ossos longos.
espero ter ajudado! se puder colocar como a melhor resposta, ficarei grata.
1. B) O álcool tem função inibitória do ADH - Hormônio antidiurético.
O hormônio mais importante para o controle e regulação hídrica do organismo humano é o ADH, hormônio antidiurético.
O ADH é produzido no hipotálamo e secretado pela neuro-hipófise, mas atua nos rins, mais especificamente nos túbulos distais do néfron. Após a filtração glomerular, o filtrado percorrer os túbulos do néfron onde as substâncias mais importantes são reabsorvidas para retornar à circulação sanguínea.
O ADH atua no túbulo distal ascendente promovendo o surgimento de canais de aquaporina, que vão reabsorver a água e evitar muita perda hídrica pela urina.
A secreção de ADH pela hipófise pode ser regulada pela pressão sanguínea, volume hídrico e até mesmo pelo álcool.
2) Alternativa D, produção de células sanguíneas
Dentre as funções do fígado estão a metabolização de substâncias diversas com o objetivo de desintoxicação do organismo antes que o sangue siga para a circulação sistêmica.
Além disso, o órgão atua na destruição de hemácias, na glinogenogênese e na secreção da bile.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/19510092