A gestão democrática, nos espaços formais e não formais de aprendizagem, requer mais do que mudanças nas estruturas organizacionais; requer mudança de paradigmas que fundamentem a construção de uma proposta educacional e o desenvolvimento de uma gestão diferente da que hoje é vivenciada. Sua adoção implica: a) exclusão da figura do gestor e estabelecimento de um colegiado para a tomada de decisões. b) adoção de estudos teóricos sobre a democracia e os processos de democratização. c) exercício constante da participação coletiva na tomada de decisões e na organização da instituição. d) ocupação do cargo de gestor por alguém da comunidade mesmo que sem nenhuma formação específica para isso. e) contratação de um gestor externo que determine quais decisões serão tomadas coletivamente.
Respostas
Resposta:
letra C
Explicação:
A efetivação de uma gestão democrática nos espaços formais e não formais de aprendizagem implica exercício constante da participação de todos os envolvidos no processo educativo, tomada de decisões e organização da instituição. Isso não significa que a figura do gestor será excluída ou que haverá um gestor externo. Deve haver alguém qualificado ocupando o cargo de gestor, que esteja apto a dividir as responsabilidades com os outros membros da instituição e da comunidade, estabelecendo o constante diálogo entre todos
O estilo de liderança democrática, ou gestão participativa, envolve ativamente as pessoas lideradas.Gabarito letra C.
Gestão democrática
Os líderes democratas geralmente buscam feedback e sugestões dos subordinados. Eles encorajam a conversa e a participação no processo de tomada de decisão.
Um líder democrático é aquele que convida a participação de outros na organização como parte do processo de tomada de decisão. Sob sua liderança, todos são incentivados a participar, levando a um aumento dos sentimentos de envolvimento, reconhecimento e satisfação.
Conheça mais sobre educação: https://brainly.com.br/tarefa/19568993?referrer=searchResults
#SPJ2