• Matéria: Português
  • Autor: glistielle7509
  • Perguntado 5 anos atrás

1. (Unesp 2020) Tal movimento distingue-se pela atenuação do sentimentalismo e da melancolia, a ausência quase completa de interesse político no contexto da obra (embora não na conduta) e (como os modelos franceses) pelo cuidado da escrita, aspirando a uma expressão de tipo plástico. O mito da pureza da língua, do casticismo vernacular abonado pela autoridade dos autores clássicos, empolgou toda essa fase da cultura brasileira e foi um critério de excelência. É possível mesmo perguntar se a visão luxuosa dos autores desse movimento não representava para as classes dominantes uma espécie de correlativo da prosperidade material e, para o comum dos leitores, uma miragem compensadora que dava conforto.

Respostas

respondido por: lucasticole2109
23

Resposta:

o texto se refere ao parnasianismo

Explicação:

respondido por: yuri14rodrigues
0

Existem diversas maneiras de classificar a língua, tanto escrita quanto falada, em clássicas ou não.

O termo "clássico" tem origem na Grécia Antiga, representava um período da cultura grega que estava voltado para as obras de arte que eram produzidas, entre os séculos V-IV a.C.

As artes que eram referências de "ícone de existência" naquele período eram consideradas como algo clássico.

A maioria das obras que recebiam esse termo tinham como características a simetria, perfeição e a valorização do ser humano.

Mais em: https://brainly.com.br/tarefa/25069811

Anexos:
Perguntas similares