Os museus históricos têm como funções, além de evocar e celebrar o passado, reconstruir e explicar o funcionamento e transformações das sociedades. Ao se trabalhar com os diversos objetos espalhados pelas diversas coleções do museu, podem surgir várias problemáticas que podemos utilizar em nossa análise, principalmente, ao abordar a cultura material e sua extensão com a vida social. Dentro dessa visão, sobre os objetos de acervo de um determina do museu histórico, podemos afirmar que:
Escolha uma:
a.
Os objetos devem ser vistos como um produto de um dado tempo social e suas relações com o cotidiano, pois são expressões de uma dada época e possuem uma funcionabilidade que é inerente a eles. Não devemos analisá-los como objetos inanimados ou “coisificados”, sendo apenas uma extensão da biografia de um personagem histórico, mas pensá-los como produtos sociais.
b.
Os objetos devem ser vistos como um produto de um fato, específico, e suas relações com o processo histórico, pois são expressões de um determinado momento e não remetem outras conexões com conjunturas diferentes. Devemos analisá-los como objetos isolados para não interferir em outros segmentos, ou situações sociais.
c.
Os objetos devem ser vistos como um produto de um dado tempo social e suas relações com o cotidiano, pois são expressões de uma dada época e possuem uma funcionabilidade que é inerente a eles. Devemos analisá-los como objetos isolados como uma extensão da biografia de um personagem histórico.
d.
Os objetos não devem ser vistos como um produto de um dado tempo social, mas sim específico de uma conjuntura isolada e suas relações com o fato em si, pois são expressões de um momento em dada época.
Respostas
respondido por:
10
A resposta e a letra A
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás