1. Porque os cientistas classificam os seres vivos?
2. Como é feita esta classificação?
3. como se chamava o percussor da taxonomia científica e o que ele propôs?
4. O que é uma espécie.
5. Escreva sobre as aplicações da sistemática.
6. Retire deste capítulo 2 nomes científico com o seu respectivo nome popular.
Respostas
Resposta:
1. A classificação taxonômica é fundamental para a compreensão científica a respeito dos organismos vivos presentes na natureza. Através da classificação é possível determinar semelhanças e diferenças entre espécies, classes, famílias e filos, facilitando o controle das populações, a concentração de informações a seu respeito e a construção de um conhecimento sólido.
2. os seres vivos estão atualmente divididos em cinco reinos:
1. Reino Metazoa ou Animalia : composto por organismos pluricelulares e heterótrofos (não são capazes de produzir sua própria energia). Fazem parte deste grupo: animais invertebrados, vertebrados, aves, mamíferos, inclusive o homem.
2. Reino Metaphyta ou reino Plantae: seres pluricelulares que possuem células revestidas por uma membrana de celulose e que são autótrofos (capazes de produzir sua própria energia). Fazem parte deste grupo: vegetais inferiores (algas verdes, vermelhas ou marrons), vegetais intermediários (ex. samambaia) e vegetais superiores (plantas).
3. Reino Monera: composto por organismos unicelulares (formados por uma única célula) e procariontes (células que não possuem um núcleo organizado). Fazem parte deste reino: as bactérias e algas azuis ou cianobactérias (antigamente eram consideradas como vegetais inferiores).
4. Reino Fungi: composto por seres eucariontes (núcleo organizado e individualizado) que podem ser uni ou pluricelulares. Fazem parte deste reino: os fungos elementares e os fungos superiores (antigamente eles eram classificados como vegetais inferiores).
5. Reino Protista: formado por seres unicelulares e eucariontes. Estão presentes neste reino: protozoários (giárdias, amebas, tripanossomas) e algas inferiores ou eucariontes.
Obs: Os vírus não possuem classificação definida pois passam a realizar funções vitais somente após invadir a estrutura celular, seqüestrando os componentes que a célula necessita para formar novos vírus.
3. Carlos Lineu ( 23 de maio 1707-10 de janeiro de 1778)
4. Espécies são agrupamento de populações naturais que são capazes de reproduzir-se naturalmente e são reprodutivamente isoladas de outros grupos.
Um dos motivos para que a aparência não seja utilizada com esse propósito é a existência daquelas espécies que apresentam machos e fêmeas bastante distintos, como é o caso do papagaio-ecletus, em que macho possui plumagem verde e a fêmea possui plumagem vermelha e azul. Além disso, existem muitas espécies muito semelhantes que são incapazes de cruzar.
5. sistemática substantivo feminino 1.conjunto de elementos classificados e organizados entre si segundo um ou mais critérios.bio ciência que classifica os seres vivos através do estudo comparativo de suas características, aspectos e fenômenos morfológicos, fisiológicos, genéticos e evolutivos com o objetivo de reconstruir seu histórico evolucionário a partir das relações e afinidades entre os diversos grupos de espécies; biossistemática. A importância é q facilita o estudo de cada grupo
6. Eu não tenho seu livro ent eu vou te dar 20 nomes, mas n tenho ctz se esta certo.
Melipona rufiventris - bugia
Melipona marginata- manduri
Melipona scutellaris- uruçu verdadeira
Scaptotrigona bipuntacta- tubuna
Partamona helleri- boca de sapo
Melipona bicolor schenki- guaraipo negra
Melipona quinquesfaciata- uruçu de chão
Scaptotrigona tubiba- tubiba
Melipona bicolor bicolor - uruçu pé de pau
Trigona angustula- jatai
Nannotrigona testaceicornis- iraí
Trigona fulviventris- abelha cachorro
Tetragona clavipes- borá
Scaptotrigona depilis- canudo torce cabelos
Partamona cupira- cupira
Trigona recursa- feiticeira
Geotrigona mombuca- guira
Schwarziana quadripuntacta- iruçu
Trigona spinipes- irapuá
Leurotrigona muelleri
1- isso é feito principalmente para que não haja uma confusão da especies, porque, por exemplo, eu posso chamar um animal de gambá e você pode chamar esse mesmo animal de tatu, então para colocarmos o nome "oficial" da espécie, nos a classificamos em todas suas categorias taxonomicas.
2- a partir de estudos, em caso de animais pode ser obserfando sua extrutura interna, como se tem esqueleto ou não, numero de membros, fosseis etc, e de acordo com os estudos o taxonomista, classifica esse ser em seu respectivo lugar (Reino, dominio, filo, ordem, tribo, genêro etc)
3- Carl von Linné, conhecido como Lineu foi responsável pelo sistema de nomenclatura e de classificação utilizado até hoje para organizar os seres vivos, entretanto ele propos a lei do uso e deuso ( que sabemos hoje em dia que não é verdade) que defendia que quanto mais uma parte do corpo é usada, melhor essa parte será no descendente, por exemplo eu uso muito meu braço, segundo Lineu, meu filho teria um braço maior ou mais forte
4- É um conjunto de seres vivos semelhantes que quando se reproduzem geram descendestes ferteis
5-???
6- você tinha que falar os nomes cientificos que tem no seu livro né, mais vou falar alguns que deve ter:
Pantera onca- Onça-pintada
Pantera leo- Leão
Pantera tigris- Tigre
Melipona bicolor- abelha-guaraipo
Melipona mondury- uruçu-amarela
Plebeia droryana- Mirim-droryana
Bombus brasilienses- Mamangava
Musa paradisica- Bananeira
etc