1)-os metabólitos secundários de interesse farmacológico que os fungos são capazes de sintetizar quais Podemos destacar?
2)- qual a influência da temperatura no crescimento de um fungo?
3)- quais as grandezas físicas que podemos observar no crescimento de fungos e leveduras?
Respostas
Resposta:
1- Os fungos por serem metabolicamente muito ativos, são capazes de produzir vários metabólitos primários e secundários de interesse econômico, como peptídeos, enzimas, ácidos orgânicos, pigmentos e antimicrobianos.
2- O crescimento vegetativo do fungo S. insectorum, promovido pelas temperaturas de 22, 25 e 28°C, foi semelhante. Essas temperaturas proporcionaram maior desenvolvimento do fungo quando compara- das ao fungo mantido à temperatura de 31°C.
3- O fermento biológico é feito com o fungo unicelular Saccharomyces cerevisae, muito conhecido como levedura e muito utilizado na fabricação de bebidas alcoólicas e na produção de pães, bolos, etc. O fungo Saccharomyces cerevisae é chamado de anaeróbio facultativo, ou seja, quando se encontra em um ambiente em que há pouca oferta de oxigênio, ele fará a respiração anaeróbia (fermentação alcoólica) e produzirá gás carbônico e álcool etílico. Quando esse fungo se encontra em um ambiente onde há muita oferta de oxigênio, ele fará a respiração aeróbia e não produzirá álcool, mas, sim, água e gás carbônico (responsável por formar as bolhas que inflam e tornam a massa mais macia).
Explicação:
.