• Matéria: Química
  • Autor: clariceheinz
  • Perguntado 5 anos atrás

O núcleo é positivo, negativo, ou neutro? Justifique sua resposta

Respostas

respondido por: annaspindolaoliveira
2

Explicação:

O núcleo é positivo! Em oposição a eletrosfera que é negativa.. Percebemos assim que tem mais carga positiva por conta dos prótons!

respondido por: claudio1223423
1

Resposta:

Resposta da A)

A região do átomo apontada pela seta A é o núcleo.

O núcleo é a parte central do átomo, ele é compacto, maciço e muito denso, além de ser formado pelas partículas de maior massa, que são os prótons e os nêutrons.

Goldstein foi quem descobriu que os prótons formam o núcleo e dão a ele uma carga total positiva.

O diâmetro do núcleo depende da quantidade de prótons e nêutrons que o átomo possui, mas, em média, fica em torno de 10-14 m e 10-15 m.

Resposta da B)

A partícula subatômica apontada pela seta B é o elétron, e sua carga é negativa.

Os elétrons foram descobertos por Thomson, que criou o modelo de pudim de passas. Os elétrons giram ao redor do núcleo bilhões de vezes por milionésimo de segundo, dando forma ao átomo e fazendo-o comportar-se como se fosse sólido.

Os elétrons ficam na eletrosfera, uma região ao redor do núcleo. Apesar de ser uma região de volume muito maior que o do núcleo, ela é praticamente vazia, pois cada elétron é 1836 vezes menor que 1 próton.

Resposta da C)

Esse átomo tem 11 prótons, pois em um átomo neutro o número de elétrons e de prótons são iguais.

Átomo neutro é aquele em que o número de prótons e de elétrons são iguais. Os prótons são cargas positivas e os elétrons negativas. Quando um átomo possui a mesma quantidade dos dois, ele fica neutro.

Vale lembrar que o próton não pode ser eliminado do núcleo, ou seja, apenas elétrons podem ser transferidos entre átomos e prótons não.

Quando o próton não está ligado ao elétron, ele é chamado de próton livre. Isso acontece quando os prótons são submetidos a temperaturas muito altas, o que faz com que se separem dos elétrons.

Resposta da D)

Z = 11, porque o átomo é neutro, e contém mesmo número de elétrons e prótons.

O número atômico, simbolizado pela letra Z, corresponde à quantidade de prótons existentes no núcleo do átomo de determinado elemento químico. É ele que determina as principais características e propriedades do elemento, além do seu comportamento e localização na Tabela Periódica.

Os elementos são organizados na tabela periódica de acordo com seu número atômico e de forma crescente.

Resposta da E)

Tem 23 nêutrons, porque o número de massa é medido pelo número de prótons mais o número de nêutrons.

Os nêutrons são neutros, ou seja, não possuem carga elétrica. Os nêutrons foram identificados pela primeira vez em 1932, pelo físico inglês James Chadwick (1891-1974). Ela se faz presente no núcleo do átomo juntamente com os prótons (que possuem carga positiva). Os nêutrons possuem valores de massa próximos aos da massa de prótons.

Resposta da F)

Não, ele se passará a denominar-se cátion.

Um cátion é um átomo que perde elétrons e fica com a carga positiva. O oposto do ânion, que ganha os elétrons e fica com a carga negativa.

Tanto o cátion quanto o ânion são exemplos de íons, partículas com carga elétrica.

Quando cátions e ânions se ligam, ocorrem as ligações iônicas. Um exemplo prático de ligação iônica é a que ocorre na formação de Cloreto de sódio, o nosso sal de cozinha cuja fórmula é NaCl

Resposta da G)

Na última, camada "M".

Os elétrons estão distribuídos em camadas ao redor do núcleo. Admite-se a existência de 7 camadas eletrônicas, designados pelas letras maiúsculas: K,L,M,N,O,P e Q.

Quanto mais afastado o elétron estiver no núcleo, maior a energia.

A camada M representa o terceiro nível de energia e ali cabem no máximo 18 elétrons.

Em cada camada ou nível de energia, os elétrons se distribuem em subcamadas ou subníveis de energia, representados pelas letras s,p,d,f, em ordem crescente de energia.

Explicação:

Perguntas similares