No pensamento de Agnes Heller, as atividades concernentes à vida humana em sociedade se subdividem em dois tipos, a saber:
a) Sociais e não-sociais
b) Cotidianas e não-cotidianas
c) Filosóficas e públicas
Assinale a alternativa incorreta:
a) A filosofia nunca se debruça sobre assuntos oriundos do cotidiano e da vida palpável pois estes temas são muito banais e não interessam à reflexão filosófica.
b) É possível pensar e refletir filosoficamente sobre objetos e assuntos com os quais parecemos estar habituados em nosso cotidiano.
c) Muitas vezes, a reflexão filosófica se dá pelo cotidiano: temas próprios à experiência humana, como morte, doença, amor, paixões, trabalho... tem sido objeto no decorrer da história da filosofia.
Assinale a alternativa correta:
a) Heller considera que as atividades cotidianas e não-cotidianas são, essencialmente, um mesmo tipo de atividade, já que ambas se caracterizam por seu caráter rotineiro e pragmático.
b) No pensamento de Heller, pode-se encontrar uma divisão bastante estrita entre as atividades cotidianas e não-cotidianas: os homens nascem mais propensos a um ou outra e não podem alterar esta característica ao longo de suas vidas.
c) Agnes Heller coloca que as atividades humanas podem ser de tipo cotidiano ou não-cotidiano, correspondendo ao primeiro uma natureza espontaneísta e “natural” e, ao segundo, a reflexão e a genericidade.
Respostas
1 - As atividades eram divididas em: cotidianas e não-cotidianas. Letra B.
Para Agnes Heller, a vida era dividida em duas atividades: cotidianas e não-cotidianas. Em que todo o indivíduo nasce no cotidiano, mas a partir do momento que começa a realizar reflexões teóricas, filosóficas, artísticas ou políticas, ela já estaria concentrado na dimensão não-cotidiana.
2 – A afirmativa incorreta é a a) A filosofia nunca se debruça sobre assuntos oriundos do cotidiano e da vida palpável pois estes temas são muito banais e não interessam à reflexão filosófica.
Agnes Heller foi uma filósofa da Hungria, exerceu o cargo de professora de sociologia em universidades da Austrália. E foi responsável pela publicação de diversas obras educacionais. E defendia que a filosofia se debruça sobre assuntos relacionados ao cotidiano.
3 – A afirmativa correta é a c) Agnes Heller coloca que as atividades humanas podem ser de tipo cotidiano ou não-cotidiano, correspondendo ao primeiro uma natureza espontaneísta e “natural” e, ao segundo, a reflexão e a genericidade.
Como Agnes Heller defendia que a vida se dividia em duas atividades humanas: cotidianas e não-cotidianas, temos que as naturezas das mesmas eram: espontaneísta e genericidade.
Bons estudos!
Resposta:
letra B - Cotidianas e não-cotidianas