Platão e Aristóteles propuseram modelos de comportamento ético bastante importante. Explique a teoria ética de cada um deles.
Respostas
Resposta:
PLATÃO (428/427 348/347 a.C.)
A partir da consideração de que o Bem existe no mundo das Idéias, é necessário conhecer as Idéias para conhecer o Bem e, consequentemente, agir bem. Como são os filósofos que conhecem o mundo das Ideias, são justamente eles que devem fornecer ao povo os princípios morais.
ARISTÓTELES (384 322 a.C.)
A vida virtuosa é a vida em conformidade com o fim último do ser humano. A finalidade do ser humano é a felicidade. Então, a vida virtuosa é a vida feliz. Em que consiste essa felicidade para Aristóteles? Consiste no uso das qualidades que definem o ser humano. Como o ser humano é um animal racional, a felicidade consiste no uso livre e pleno da razão. Como o ser humano é um animal político, a felicidade só pode ser realizada na pólis, entre seus iguais.
Além disso, a razão indica um caminho para a satisfação dos apetites: é o caminho do meio-termo, da justa medida. A virtude consiste em agir segundo o princípio de não exagerar nem deixar faltar nada. Tudo o que é excessivo ou falta torna-se um mal; portanto, é necessário tudo ter com parcimônia, com razoabilidade.
Para Platão, os homens se agrupam em cidades porque não são autossuficientes. Já Aristóteles diz que os homens se agrupam em aldeias porque não são autossuficientes, e se agrupam em cidades porque apenas nelas eles são capazes de realizar sua virtude essencial.