A reiteração de motivos e significados semânticos aplicados ao embelezamento do corpo, da casa, da cerâmica, à estrutura dos tecidos e trançados, à pirogravura da superfície das cuias, à pintura dos utensílios de madeira e dos implementos de trabalho confere uma homogeneidade visual ao universo tribal que milita a favor de sua diferenciação em relação às demais tribos.” (RIBEIRO, Berta. Arte Indígena, Linguagem Visual. Belo Horizonte: Itatiaia, 1989, p. 32.) Segundo Berta Ribeiro, no contexto das culturas indígenas brasileiras, é correto afirmar que a arte:
a) cria uma esfera mitológica distanciada da produção cotidiana e, por isso, identifica cada grupo.
b) constitui sistemas visuais com padrões de formas naturalistas que não permitem alterações de técnicas e estilos.
c) participa do cotidiano ao mesmo tempo em que se constitui um mecanismo ideológico que reforça a unicidade de cada grupo.
d) permite, por meio das técnicas e suportes, classificar habilidades exclusivamente masculinas ou femininas nas produções utilitárias.
e) participa do cotidiano distinguindo o momento ideológico do cotidiano de cada grupo.
Pra hoje, por favor!
Respostas
respondido por:
13
A resposta correta é a letra C) participa do cotidiano ao mesmo tempo em que se constitui um mecanismo ideológico que reforça a unicidade de cada grupo.
A cultura indígena brasileira parte de uma grande diversificação de grupos, dizem os historiadores que, no início do século XVI, existiam quatro agrupamentos linguísticos principais, eram eles o Tupi Guarani, Jê, Caribe e também a aruaque.
Essas são as grandes tribos que tinham língua própria, além do mais cada um dos grupos possuem tradições culturais próprias e isso permite a diferenciação entre cada um dos elementos.
Bons estudos!
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás