Respostas
Resposta:
Os tipos de gráficos incluem diversas ferramentas na representação visual de fenômenos através de dados estatísticos. Eles resumem e facilitam a interpretação dos conteúdos, tornando-os mais atrativos.
Gráficos são esquemas que avaliam informações quantitativas, qualitativas e ordenadas baseadas em conceitos matemáticos. Por isso, entendê-los corretamente traz uma nova forma de leitura dos acontecimentos no mundo.
Tipos de Gráficos
Existem variados tipos de gráficos, que atuam conforme os dados coletados, e como serão transmitidos. Por esse motivo, nem todos eles são adequados em certas situações.
A escolha incorreta pode comprometer a análise dos números e a autenticidade da informação. Conheça a utilidade de cada um deles:
Gráfico de Colunas
O gráfico de colunas, também chamado de gráfico de barra, são usados na comparação dos quantitativos em setores, espaços de tempo ou lugares. Os dados são colocados na posição vertical e as categorias qualitativas na horizontal.
Modelo de gráfico vertical. (Foto: Educa Mais Brasil)
Modelo de gráfico horizontal. (Foto: Educa Mais Brasil)
Serve para informações simples e valores em duração (crescente ou decrescente). Podem ser projetados em barras agrupadas, barras empilhadas, cones, cilindros e pirâmides.
Gráfico de Linhas
Também conhecido como gráfico de segmento, é utilizado para exemplificar parâmetros de evolução e regressão. Ou seja, sequências numéricas presentes em certos espaços de tempo.
Exemplo de gráfico de linhas. (Educa Mais Brasil)
Considere a sua aplicação caso não seja necessário discutir a continuidade das variações. São projetados das seguintes maneiras:
• Linha com marcadores
• Linha empilhada
• Linha empilhada com marcadores
• Linha 3D
Gráfico de Pizza
Tipos de gráficos: pizza. ( Foto: Educa Mais Brasil)
O gráfico de pizza ou gráfico de setores é adequado para estatísticas e percentuais (porcentagens). As partes, quando somadas, devem resultar no todo (100%). É viável para série de dados, valores positivos e diferentes de zero, menos de sete categorias avaliadas. Podem aparecer em 3D, pizza de pizza e barra de pizza.
Gráfico de Área
Semelhante ao gráfico de linhas com marcadores, destaca as alterações e compara as variáveis em relação ao tempo. Assim como o de pizza, representa partes de um todo e as categorias em duas ou mais dimensões.
Tipos de gráficos: área. ( Foto: Educa Mais Brasil)
Os tipos são: área 3D, área empilhada, área 3D empilhada e porcentual de área empilhada.
Gráfico de Dispersão
Também conhecido como gráfico de Scatter, esse tipo mostra a relação entre diferentes variáveis e seus resultados.
O uso desse modelo é aconselhado em trabalhos que destacam as semelhanças entre os valores sem o auxílio do tempo. Quanto mais dados forem incluídos, melhores serão as análises.
Tipos de gráficos: dispersão (Foto: Educa Mais Brasil)
Podem ser elaborados de tais formas:
• Dispersão com linhas suaves
• Dispersão com linhas suaves e marcadores
• Dispersão com linhas retas
• Dispersão com linhas retas e marcadores
Gráfico de Rede
Tipos de gráficos: rede. (Foto: Pixabay)
Fluxograma com sequências interligadas para determinar os dados que ainda não foram concluídos e as suas dependências. Desenhos com nós e flechas são os mais usados.
Histogramas
Assim como o gráfico de colunas, utiliza a distribuição e análise de dados estatísticos. A altura dos desenhos é proporcional a frequência dos acontecimentos e as barras são separadas entre si.
Modelo de histograma. (Foto: Educa Mais Brasil)
A variável precisa ser quantitativa e o valores de forma contínua. A depender da sua estética, são classificadas em:
• Histograma simétrico
• Histograma assimétrico
• Histograma Despenhadeiro
• Histograma com Dois Picos
• Histograma Platô
• Histograma Retângulos Isolados
Infográficos
Exemplo de infográfico. (Foto: Wikimedia Commons)
Entre os tipos de gráficos, essa categoria explora é a que mais explora imagens, desenhos e variados elementos visuais, tornando-os altamente atrativos ao público leitor. Por isso, é comum a aparição em matérias jornalísticas, livros didáticos e campanhas publicitárias.
Explicação:
espero q eu tenha ajudado