Como melhorar a nossa maneira de cantar através da forma correta
preciso de ajuda a professora que quiser minha filha faça um vídeo dessa atividade alguém pode mim ajuda
Respostas
Resposta:
1) Controlando a respiração
Ter um controle da respiração vai te ajudar a cantar melhor e com mais afinação. Para os iniciantes, um exercício bem fácil é deitar e colocar um livro em cima da barriga. Mantenha nessa posição e comece a respirar (inspirar pelo nariz e expirar pela boca) sem movimentar muito o livro.
2) Aquecendo a voz
Usar técnicas vocais antes de soltar a voz, permite que você produza sons com mais qualidade. Selecionamos dois exercícios bem simples, porém muito eficazes para relaxar a musculatura. Comece com um exercício o qual você vai deixar a língua encostada no céu da boca para vibrar como se estivesse falando "trrrr". Na sequência, faça vibrações com os lábios, dizendo "brrr", até o ar acabar. Para ambos exercícios, procure deixar o abdômen retraído.
3) Desaquecendo a voz
Exercícios de desaquecimento, são ótimos para trazer a voz ao seu estado normal e para relaxar o corpo. Para descansar a laringe, você pode beber água, em temperatura ambiente, e bocejar umas 10 vezes. Feito isso, tente deixar a voz em repouso e faça uns 20 minutos de silêncio.
4) Trabalhando a afinação
Se você não quer ser chamado de "voz de taquara rachada", você deve praticar as técnicas vocais. É a melhor forma de regular a afinação da sua voz.
Inicie o trabalho encontrando o seu tom ideal para cantar uma canção de sua preferência. Procure repetir a mesma música várias vezes, com a versão original de fundo. Depois treine os trechos mais difíceis separadamente para conseguir cantar certo. Por fim, grave a sua cantoria para analisar o seu desempenho.
5) Aperfeiçoando a dicção
Ter uma dicção vai te ajudar a cantar de forma mais clara e compreensível. Inclusive, para quem deseja se tornar um cantor de ópera, é essencial ter uma boa pronúncia.
Em exercícios de dicção, você irá trabalhar as articulações responsáveis para falar as palavras. Um bem fácil é segurar um lápis com boca e dizer o seguinte texto:
“Joana, a joaninha, enjoada de jantar jiló, jaca e berinjela; resolveu dar um jeito, foi falar com Juca e pediu sua sugestão. Juca, muito jeitoso, sugeriu ligeirinho: que tal jambo e jabá?”.
O ideal é repetir o texto, diariamente, em vários ritmos (lento, médio e rápido).
6) Dominando a técnica do "som nasal"
Os sons nasais ajudam a reduzir a tensão do aparelho fonador, funcionando como um facilitador de projeção da voz. Para dominar essa técnica, basta bloquear o nariz de leve, fechar o lábios, contrair o abdômen e fazer um som de "M".
7) Liberando a voz
As vezes, a voz parece estar bloqueada ou "presa". Nesse momento, você pode fazer um exercício para liberá-la. Para começar, fique encolhido com joelhos dobrados e braços em volta do seu corpo. Depois, mantenha a respiração, a pélvis e o diafragma no meio. Para finalizar, respire e se estique rapidamente, como se estivesse se espreguiçando, e solte a voz dizendo “UGH”, de forma bem profunda.
8) Relaxando o corpo
Tensão muscular não faz bem para o canto, por isso é aconselhável fazer exercícios de relaxamento antes de soltar a voz. Algumas atividades eficazes são: girar a cabeça para o lado direito e para o lado esquerdo, e para cima e para baixo; fazer caretas procurando usar todos os músculos do rosto; e dizer as vogais A-E-I-O-U de maneira bem articulada, forçando o diafragma.
9) Fortalecendo o diafragma
Um diafragma fortalecido é a base para cantar bem. Portanto procure executar diariamente os seguintes exercícios: 1) Imagine que você está ofegante e respire como se fosse um cachorro cansado; 2) Finja que está bebendo algo, sugando um pelo canudinho. Para ambos, mantenha os ombros e o peito parados.
10) Usando os vocalises
Para condicionar as pregas vocais, através de exercícios de vocalise, você escolhe uma música e começa a cantar de acordo com o ritmo, mas usando uma combinação de consoante e vogal. Por exemplo, você pode combinar “mi-mi-mi” ou “na-na-na”.