• Matéria: Direito
  • Autor: charlescoelho192
  • Perguntado 5 anos atrás

“A” é citado em ação judicial, visando à cobrança de aluguéis atrasados, por razão de ter sido fiador de “B”. “A” inteirado de que “B” possui bens suficientes para satisfazer a dívida adquirida, consulta um advogado sobre a possibilidade de “B” também integrar o polo passivo da ação.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a modalidade de intervenção de terceiros a ser arguida no caso da ação que o fiador for réu e deseja que o afiançado faça parte do polo passivo.

Escolha uma:
a.
Assistência.

b.
Nomeação à autoria.

c.
Amicus Curiae.

d.
Denunciação da lide.

e.
Chamamento ao processo.

Respostas

respondido por: rodrigosd2
19

Resposta:

Letra E

Explicação:

O chamamento ao processo tem como objetivo a inclusão do devedor principal da dívida para integrar o polo passivo da relação já existente, de forma que o juiz declare, na mesma sentença, a responsabilidade de cada um. A denunciação da lide visa o direito de regresso, ou seja, uma nova relação processual.

respondido por: lucas221377
4

O chamamento ao processo se trata de uma maneira de chamar outro a integrar a relação processual e no caso de dívidas este pede a integração de um terceiro para que este tenha sua parcela de responsabilidade declarada pelo juiz, sendo correta a "alternativa e".

Chamamento ao processo

Um importante fator a respeito do chamamento ao processo é que ao contrário da intervenção por meio de denunciacao a lide, o chamamento só pode ser pronunciado pelo réu.

Se a ação proposta pelo credor atingisse somente o devedor principal, não atingindo fiador ou algo do tipo, não é possível invocar hipótese de chamamento ao processo.

Para saber mais sobre intervenção de terceiros: https://brainly.com.br/tarefa/10523149

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares