COMO PODEMOS UTILIZAR A GLOBALIZAÇÃO, O PLANO CAPITALISTA E AS ALDEIAS GLOBAIS COMO INSTRUMENTOS QUE VISAM A DIMINUIÇÃO DA DESIGUALDADE SOCIAL?
Respostas
Resposta:
A Globalização foi um conjunto de transformações nos âmbitos econômicos, sociais, culturais e políticos que marcou uma nova ordem mundial e a ascensão do modelo econômico capitalista.
O processo de globalização estreitou as relações comerciais entre os países e as empresas. As multinacionais ou transnacionais contribuíram para a efetivação do processo de globalização, tendo em vista que essas empresas desenvolvem atividades em diferentes territórios. Outra faceta da globalização é a formação de blocos econômicos, que buscam se fortalecer no mercado que está cada vez mais competitivo.
Explicação:
Explicação:
Com a globalização, vamos a velicidade com que as notícias e novidades chegam as pessoas que estão longe de nós
O capitalismo usa e abusa do conceito de globalização para gerar uma demanda maior, gerando cadavez mais lucro para as empresas
As Aldeias Globais é a tendência de evolução do sistema mediático como elo de ligação entre os indivíduos num mundo cada vez mais pequeno perante o efeito das novas tecnologias da comunicação, ou seja, podemos ver as aldeias globais como um resultado da globalização
Com tudo isso agora podemos responder a pergunta:
Como usar tudo isso, de forma que haja diminuição da desigualdade social??
Bom podemos usar a Pandemia do Covid -19 como um exemplo de "agravante" da desigualdade. A globalização nos traz formas de nos conectar rapidamente com o mundo e com as notícias em tempo real, nos traz dados entre outros fatores importantes para termos noção do tamanho da desigualdade atualmente, podemos citar a falta de acesso a internet por exemplo, o Capitalismo pode trabalhar para aumentar as aldeias globais, para que todos os afetados pela desigualdade (aqui estou falando da falta de internet por exemplo, mas podemos usar para outras coisas como a falta de moradia e alimento, mas vou focar apenas no acesso a rede no momento) possam ter acesso a internet de qualidade, temos isso como um "plano" para diminuição da desigualdade. O mesmo raciocínio pode ser usado para a falta de moradia e alimento, entre outros fatores de desigualdade.