Você desempenha o papel de consultor de RH em uma empresa de consultoria de grande porte que atende empresas em todo o Brasil.
Sua empresa o designou a fazer um diagnóstico do grau de estresse dos gestores de uma organização do ramo alimentício da grande São Paulo. A empresa conta com 20 gestores. De que forma você poderia avaliar o grau de estresse desses profissionais? Utilize e apresente uma ferramenta como instrumento de pesquisa e descreva os passos seguintes.
Respostas
Resposta:
Explicação:
Primeiro, é preciso fazer a escolha do instrumento de pesquisa a ser aplicado na empresa. Como ferramenta, pode ser usada a Escala de Estresse no Trabalho (EET), elaborada por Álvaro Tamayo e Tatiane Paschoal.
No segundo momento, aplicar, em data e hora agendadas, na própria organização e em sala apropriada para a atividade, o instrumento de diagnóstico. A fim de obter o máximo de eficácia nos resultados, o instrumento deve ser aplicado aos 20 gestores da empresa, por se tratar de uma amostra pequena. Depois de aplicado, fazer imediatamente a separação e tabulação dos dados coletados do instrumento de pesquisa. Depois de coletados os dados da escala, digitar as informações em um arquivo, com o objetivo de propiciar a análise das variáveis a serem utilizadas no estudo.
Em seguida, listar os dados digitados, a fim de conferir as informações obtidas com cada escala original, identificando possíveis erros e efetuando as devidas correções. A partir do levantamento dos dados obtidos com a aplicação dos instrumentos e da construção de gráficos estatísticos, efetuar a análise da frequência, média e desvio-padrão das respostas das afirmativas da escala, através de tabelas que permitam verificar o grau de estresse dos avaliados e identificar as possíveis causas geradoras de estresse na empresa.
Depois, aplicar uma tabulação dos dados sócio-demográficos dos indivíduos, para possível construção de gráficos explicativos do tempo de trabalho na empresa e tempo no cargo como gestor. Após, fazar a análise das médias de concordância e discordância das afirmativas e seu respectivo desvio-padrão, a fim de elaborar gráficos estatísticos com o cruzamento dos níveis de estresse dos respondentes em relação a sexo, idade, tempo de organização e tempo no cargo como gestor, permitindo avaliar o grau de estresse dos gestores e líderes da empresa de acordo com essas variáveis.
Por fim, apresentar os resultados e diagnósticos da pesquisa, além de sugestões para atenuar possíveis estressores identificados.