Candau (2011, p. 246) descreve a existência de três modalidades de multiculturalismo: "o multiculturalismo assimilacionista, o multiculturalismo diferencialista ou monoculturalismo plural e o multiculturalismo interativo, também denominado interculturalidade", porém, a autora se identifica com o aberto e interativo, que acaba por acentuar a interculturalidade.
CANDAU, Vera Maria Ferrão. DIFERENÇAS CULTURAIS, COTIDIANO ESCOLAR E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. In: Currículo sem Fronteiras, v. 11, n. 2, pp. 240-255, Jul/Dez 2011. www.curriculosemfronteiras.org
Isso se deve, pois a autora acredita que:
ALTERNATIVAS

É a mais adequada para a construção de sociedades, democráticas e inclusivas, que articulem políticas de igualdade com políticas de identidade.


Parte da afirmação de que vivemos numa sociedade multicultural, no sentido descritivo, o que vai favorecer que todos se integrem na sociedade e sejam incorporados à cultura hegemônica.


Esta abordagem parte da afirmação de que quando se enfatiza a assimilação termina-se por negar a diferença ou por silenciá-la.


Considera que uma primeira característica que não a configura é a promoção deliberada da interrelação entre diferentes sujeitos e grupos socioculturais presentes em uma determinada sociedade.


Enfatiza o acesso a direitos sociais e econômicos e, ao mesmo tempo, privilegiada a formação de comunidades culturais consideradas "homogêneas" com suas próprias organizações - bairros, escolas, igrejas, clubes, associações etc.

Respostas

respondido por: ronaldovicente
1
É a mais adequada para a construção de sociedades, democráticas e inclusivas, que articulem políticas de igualdade com políticas de identidade.
Perguntas similares