1
O termo “filosofia da religião”, que aparece a partir do século XIX, é a parte da filosofia que se ocupa de examinar racionalmente as explicações:
religiosas.
tecnológicas
psicológicas
patológica
2
. Leia o seguinte fragmento de texto
“[...] uma religião é um sistema solidário de crenças e de práticas relativas a coisas sagradas, isto é, separadas, proibidas, crenças e práticas que reúnem numa mesma comunidade moral, chamada igreja, todos aqueles que a ela aderem. O segundo elemento que participa assim de nossa definição não é menos essencial que o primeiro, pois, ao mostrar que a ideia de religião é inseparável da ideia de igreja, ele faz pressentir que a religião deve ser uma coisa eminentemente coletiva. Podemos entender a religião, de uma forma ampla, como:
não há um sistema de crenças e as práticas a elas referentes
um sistema de crenças e as práticas a elas referentes.
uma ciência, sem crenças e as práticas
sem prática e sem sistema solidário
3
As religiões espiritualistas, ou seja, que acreditam na existência de um corpo mortal e de uma alma imortal, podem enfrentar esse problema criando teorias baseadas em algum livro que se considera escrito a partir de uma revelação de Deus, como o:
apenas o Bhagavad Gita para os hindus e a Bíblia para os Cristãos
os hindus e a Bíblia para os Cristãos
alcorão para os muçulmanos, o Bhagavad Gita para os hindus e a Bíblia para os Cristãos
somente a Bíblia para os Cristãos
4
Na esfera da religião, não se necessita de uma demonstração racional para aquilo que se professa como verdade, mas a:
oposta da razão
apenas racional
Simbólico
fé não é necessariamente oposta à razão.
5
“Filosofia da religião” é a parte da filosofia que se ocupa de examinar racionalmente as explicações religiosas
A existência ou não de Deus foi uma questão que movimentou o pensamento de muitos filósofos desde a Antiguidade, como:
Tomás de Aquino, Agostinho de Hipona e Nicolau de Cusa.
Apenas Hipona e Nicolau de Cusa.
ludwig wittgenstein e David hume
Platão, René Descartes e Georg Hegel
6
O protestantismo foi trazido para o Brasil por imigrantes alemães, no início do século XIX, e por missionários norte-americanos, que vieram na segunda metade do século XIX. Os principais grupos protestantes no país são:
metodistas, os presbiterianos, os adventistas e os batistas.
os luteranos, os metodistas, os presbiterianos, os adventistas e os batistas.
presbiterianos, os adventistas e os batistas.
nenhuma das alternativas estão corretas
7
Os escravos africanos trouxeram consigo várias crenças e religiões que aos poucos se incorporaram ao cotidiano do Brasil. As principais religiões afro-brasileiras são:
há apenas o Cristianisno e o budismo
Hinduísmo e Islamismo
o candomblé e a umbanda, praticadas em todos os estados brasileiros
todas as alternativas estão corretas
8
Diversidade religiosa é marca da população brasileira. O Brasil acolhe diversas religiões diferentes, e todas têm liberdade de culto garantida pela Constituição Federal, sem espaço para a intolerância. Dentre os estados, há variações nos números de cada religião. Podemos dizer que respeitar a diversidade religiosa é uma das atribuições de ser:
cidadão, valorizando assim, as contribuições que cada cultura religiosa teve ao longo da história.
desvalorizado e não contribuir para o bem social
irresponsável quanto a diversidade religiosa
nenhuma das alternativas estão corretas
9
Os ritos de passagem são celebrações que marcam mudanças de posição de uma pessoa em sua vida pessoal e em sua vida comunitária. Os mais comuns são os ligados a nascimentos, mortes, passagem para a fase adulta, casamentos. Muitos estão ligadas as religiões. Enfim, são cerimônias que representam:
não representam uma transição particular, que reflete, contudo, numa mudança de status social na comunidade em que se está inserido
representam uma transição particular, que reflete, contudo, numa mudança de status social na comunidade em que se está inserido
representam apenas uma mudança de status social na comunidade em que se está inserido
representam uma transição particular, que reflete, contudo, numa mudança de status social na comunidade em que se está inserido
10
Um Rito é como uma lei, ele reflete princípios que o orientam, possui elementos históricos, além de buscar um objetivo específico. Os ritos acabam compondo um ritual. Já o ritual seria o desenvolvimento, ou a aplicação dessa lei. No âmbito religioso, os ritos são:
A-são gestos simbólicos sem repetições que não expressam uma crença, um desejo, uma intenção, uma saudação, entre outras finalidades.
B-gestos simbólicos repetitivos que expressam uma crença, um desejo, uma intenção, uma saudação, entre outras finalidades.
C-sem nenhum gesto simbólico para qualquer religião
D-nenhuma das alternativas
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Resposta:
a resposta correta e religiosas
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