• Matéria: Biologia
  • Autor: gabyskz00
  • Perguntado 5 anos atrás

Aristóteles, quando elaborou seu modelo cosmológico, considerou que a terra era imóvel e estava localizada no centro do universo. Quais observações do céu são capazes de apoiar o modelo geocêntrico de Aristóteles?​

Respostas

respondido por: doutorresende
25
Resposta


Aristoteles depois de realizar um experimento com esferas metálicas percebeu que pelo seu formato elas giravam em torno do próprio eixo. E como pensador e filósofo concluiu que esse movimento era perfeito e circular e em bases empíricas logo concluiu que a esfera mais pesada deveria ser o centro do Universo. E portanto a Terra, seria o centro de tudo já que esse era um modelo do Sistema Solar que era amplamente defendido pela igreja católica.

Aristoteles tinha muitos traços pré - socráticos, que havia herdado de seus predecessores e defendia que cada elemento ocupava o seu lugar natural no cosmos de forma ordenada apesar de conhecer os quatro elementos que eram terra, água, fogo e ar. Os corpos celestes eram uma divindade dos céus e assim a Terra, possuíam almas e intelectos vivos divinos e portanto para existir um movimento outro corpo deveria estar imóvel pois a fonte da divindade era imutável naquela época e era baseada em observações.

jamylle05dzpereira42: poderia resumir?
rjvargas: preciso kakkakaaka
respondido por: Danas
8

Aristóteles usou esferas metálicas em um experimento e percebeu o movimento ao redor do próprio eixo e ao redor da esfera mais pesada, que tendia a ficar no centro.

Dessa forma ele pensou que o objeto mais denso ficaria no centro do universo e como da Terra só era possível ver os astros em tamanhos diminutos, e apenas uma pequena quantidade deles, ele achou que a Terra era o corpo mais pesado do universo e por isso ficava no centro.

O geocentrismo é o pensamento mais natural de se ter quando não se tem noção do tamanho do universo e dos demais astros que existem.

Venha estudar mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/20448289

Anexos:
Perguntas similares