01)
O corpo humano, apresenta algumas barreiras contra virus e bactérias. Explique quais são as
barreiras denominadas fisicas ou mecânicas.
2)
Explique qual é a função do sistema imunitário em nosso corpo.
3)
Explique a diferença entre anticorpo e antigeno
4)
Explique a seguida frase "Cada tipo de anticorpo é específico contra o antigeno que estimulou sua produção".
5)
Explique o preocesso que os cientistas utilizam para a produção das vacinas.
Respostas
Resposta:
Barreiras físicas e mecânicas: (pele, trato respiratório, membranas, mucosas, fluidos corporais, tosse, espirro).
Barreiras químicas(suor e suco gástrico)
explicaçao:
Barreiras físicas e mecânicas: Retardam/impedem a entrada de moléculas e agentes infecciosos
Barreiras químicas : é caracterizada por enzimas presentes na saliva, lágrimas e secreções nasais, Os ácidos graxos presentes no suor e suco gástrico, impedem que os microrganismos consigam atingir regiões alvo para desencadear doença por possuírem pH ácido.
2.O sistema imunológico tem como função reconhecer agentes agressores e defender o organismo da sua ação, sendo constituído por órgãos, células e moléculas que asseguram essa proteção. Entre as células do sistema imunológico, encontramos os glóbulos brancos, ou leucócitos.
3.Denominamos de antígenos as moléculas capazes de reagir com um anticorpo. Essa reação pode provocar ou não uma resposta do nosso sistema imune. Nesse último caso, o antígeno é conhecido como imunógeno. Como exemplo de antígenos, podemos citar os vírus, as bactérias e até mesmo partículas desencadeadoras de alergias.
4.Se o professor não quer se aprofundar muito ele dirá que isso é verdade, que os anticorpos são específicos para cada tipo de antígeno. No entanto eu lhe digo que esta especificidade é mais estreita entre o anticorpo e uma parte da molécula do antígeno que chamamos de "determinante antigênico" ou epitopo, que é um segmento específico de cada macromolécula antigênica. Veja bem, se duas moléculas proteicas diferentes A e B tiverem o mesmo determinante antigênico, um mesmo anticorpo pode reagir com uma ou outra. Isso explica porque em determinadas situações anticorpos formados contra uma proteína reagem com outra. Exemplo. Anticorpos formados contra estreptococos beta hemolíticos num paciente propenso à cardiopatia reumática podem reagir com antígenos cardíacos. É um assunto complexo para eu desenvolver aqui num espaço limitado