Turma:
Autor:
“A ditadura de Felicidade”( 2ª série/sequência 2 /aula 2)
“Elaborar estratégias de produção de textos diversos (verbais e não verbais), respeitando as suas diferentes características de gênero e os procedimentos de coesão e coerência textual”
25/02/21 - 2ª série do EM - Língua Portuguesa - A ditadura da felicidade
Argumentar é:
Dar conselhos e indicações de como realizar ações, com emprego abundante de verbos no modo imperativo.
Apresentar ideias sobre determinado assunto, assim como explicações, avaliações e reflexões. Faz-se uso de linguagem clara, objetiva e impessoal.
Expor ideias, cuja preocupação é a defesa de um ponto de vista. Sua estrutura básica é: apresentação de ideia principal, argumentos e conclusão.
(Enem/2013) A charge revela uma crítica aos meios de comunicação, em especial à internet, porque
image
Enaltece a pretensão do homem de estar em todos os lugares ao mesmo tempo.
Descreve com precisão as sociedades humanas no mundo globalizado.
Questiona a integração das pessoas nas redes virtuais de relacionamento.
Qual a tese defendida na reportagem “Vale tudo para chamar sua atenção nas redes sociais
Respostas
Resposta: C C e A
Explicação:
Estratégias para a produção textual
As estratégias que englobam a produção textual de textos que tem como tema "A ditadura da felicidade" são:
- Poema : jogar com as palavras ditadura e felicidade, procurando rimá-las;
- Dissertação: discutir o tema a respeito da felicidade atrelada ao modelo social, ou seja, o quanto as pessoas estão preocupadas em se mostrarem felizes, principalmente no ambiente virtual;
- Narração: Narrar um acontecimento em que a pessoa postou uma foto nas redes sociais feliz, mas na verdade só chora;
- Reportagem: entrevista com uma pessoa que está sempre passeando, postando fotos feliz, e outra pessoa está sempre feliz, mas não posta fotos;
- Injuntivo: Receita da felicidade.
A partir de um tema é possível desenvolver diversos tipo de textos.
Argumentação
Argumentar é "expor ideias, cuja preocupação é a defesa de um ponto de vista. Sua estrutura básica é: apresentação de ideia principal, argumentos e conclusão."
A argumentação tem como objetivo a discussão de ideias sobre um determinado assunto. O texto argumentativo tem início, meio e fim e pode propiciar novos textos a partir de uma ideia, de argumentação.
Na argumentação alguns dados são necessários, como:
- os dados;
- a justificativa;
- qualificadores modais;
- a refutação e os conhecimentos básicos.
Esses são dados apresentados por Toulmim e serve de referência na hora de argumentar.
Vida social sem internet?
A charge "Vida social sem internet?" faz uma crítica a internet; descreve a sociedade do mundo globalizado e questiona a integração das redes virtuais.
A globalização nos trouxe muitos pontos positivos, porém, além dos pontos positivos do mundo virtual é necessário que as pessoas aprendam a ter equilíbrio, pois acabam sendo sugadas por um mundo que há muitas novidades, muito conhecimento, porém não há contato humano físico e o homem precisa de contato humano físico.
É preciso educar as pessoas a utilizar a internet, pois além de equilíbrio é necessário identificar conteúdos válidos ou não.
Tese-reportagem
A tese que o texto apresenta é a respeito do modo como as pessoas procuram chamar a atenção nas redes sociais, sendo que os político vem utilizado fake news, as empresas vem enaltecendo influenciadores que chamam uma forma de chamar a atenção do público a respeito daquele produto.
São diversas formas de chamar a atenção, as pessoas inclusive estão deixando de lado a leitura, os exercícios físicos, a simplicidade, por conta do que as redes sociais vem expondo. Além disso, a necessidade de parecer feliz nas redes sociais faz com que as pessoas percam a originalidade.
Saiba mais sobre produção textual:https://brainly.com.br/tarefa/11330196