Com respeito à correlação entre filosofia e ciência, assinale a opção correta.
(A) O conhecimento científico busca as razões mais fundamentais de todas as coisas e pretende ser objetivo, preciso e seguro.
(B) O conhecimento filosófico é também teleológico.
(C) O conhecimento mítico aparece quando se tem uma massa em crise, que resulta em uma emotividade que conduz a conclusões metódicas e racionais.
(D) A ciência é um conhecimento metódico e racional; a filosofia é um conhecimento sem método e suprarracional.
(E) Todas as alternativas estão corretas.
Respostas
A RESPOSTA CORRETA É A LETRA B
O conhecimento filosófico é também teológico
Explicação:
O conhecimento teológico é constituído pela fé divina ou pelas crenças religiosas, portanto, em virtude de sua procedência, não pode ser confirmado ou tão pouco negado, dependendo da formação moral e das crenças de cada pessoa.
No entanto, a teologia em sentido formal é a reflexão sobre os dogmas de fé, estes que são considerados manifestações divinas que não podem ser descobertos pela ciência, pela filosofia e tampouco pelo conhecimento popular, cujo valor é reconhecido apenas por aquele que tem fé, ou seja, aquele que acredita que Deus tem o poder de se comunicar com os homens, fazendo-os participantes de seus próprios conhecimentos, também a exemplo de acreditar que alguém foi curado por um milagre, acreditar em duendes, em reencarnação, acreditar em espíritos vagantes, dentre outros fatores voltados às crenças.
Quando analisado sob o enfoque dos acontecimentos decorridos, o conhecimento teológico apoia-se em doutrinas que contêm posições valorativas, surgido de revelações sobrenaturais, sendo consideradas infalíveis ou conclusivas.
Diante disto, esse conhecimento é considerado uma ação sistematizada do mundo, com sua origem, significado, finalidade e destino denotado em alvitre de um criador maior, ao mesmo tempo em que suas evidências não são verificadas ficando tácitas em atitudes de fé perante um conhecimento revelado. Assim, consiste em revelações da divindade, onde a adesão dos indivíduos passa a ser um ato de fé.
A teoria da evolução das espécies posicionada pelos teólogos fundamenta-se, como mencionado anteriormente, nos ensinamentos de textos sagrados e enquanto os cientistas buscam em suas pesquisas fatos concretos que sejam capazes de comprovar suas hipóteses. Comparando um ao outro, constata-se que de um lado o conhecimento científico impera a evidência dos fatos observados e experimentalmente controlados, e do outro, o conhecimento teológico fiel não se detém à procura de evidências.
Resposta:
(B) O conhecimento filosófico é também teleológico.