Respostas
respondido por:
71
Aristóteles explica na sua Metafísica que, para tratar da substância móvel, é necessário tratar também da substância imóvel, pois, para se chegar à substância móvel é indispensável a existência de uma substância imóvel, eterna e incorruptível, esta ele chama de Primeiro Motor. Ele é a causa do movimento de todas as coisas: substâncias celestes, móveis incorruptíveis e substâncias sublunares, móveis corruptíveis. O Primeiro Motor é necessário, eterno, imóvel e incorruptível, ele existe de um único modo e não pode ser de outro. Ele é necessário, porque todos os seres móveis e movidos precisam de um movente que os mova; é eterno porque não foi criado e não é corruptível, está dentro da eternidade de movimento e tempo; é imóvel porque a passagem da potência ao ato precisa de um não-ser para que possa vir-a-ser. O motor imóvel é sempre em ato, é ato puro, pois, se não fosse, teria que ser movido deixando de ser o primeiro motor. E é incorruptível, pois não possui a matéria que é sujeita a qualquer tipo de corrupção. Aristóteles então conclui: é impossível que ele tenha sido gerado ou que seja corrompido, logo, sempre deve ter existido. O Primeiro Motor tem como objeto só a sua própria perfeição, não conhece o mundo imperfeito, e não age sobre ele como criador. O Primeiro Motor atua sobre o mundo não como causa eficiente, mas como causa final atraente, pela atração do amor.
lucss2:
vlw
respondido por:
38
O primeiro motor é o princípio do movimento para Aristóteles.
Perguntas similares
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás