Respostas
Explicação:
Uma das partes mais importantes do corpo humano é a coluna vertebral: ela sustenta a estrutura corpórea, ajuda na locomoção e cumpre outras funções de grande valor. Entretanto, é crescente o número de pessoas que sofrem dores crônicas na região devido ao desvio de postura.
1. Ginástica holística
A ginástica holística consiste em um método bastante eficiente no tratamento da hipercifose, curvatura da coluna que projeta os ombros para a frente.
2. Alongamento do peitoral
Os alongamentos da região do peito são atividades recomendadas para tratar da hipercifose, pois ajudam na manutenção da postura correta dos ombros. Alguns exemplos:
- manter os braços esticados para trás o máximo que puder;
- ficar em pé de frente para o canto de uma parede, com os braços abertos, fazendo movimentos para frente;
- permanecer, por alguns segundos, com os cotovelos flexionados para trás.
3. Fortalecimento do core
O fortalecimento do core figura como prática importante para corrigir a hiperlordose, acentuada curvatura na coluna espinhal. Formado pelos músculos abdominais, da lombar, do quadril e da pelve, ele é o responsável por manter o corpo em equilíbrio.
4. Alongamento da região lombar
Como visto acima, exercitar a lombar é vital para impedir o aparecimento da hiperlordose. Nesse sentido, listamos alongamentos com esse objetivo:
- deitar de barriga para cima e encostar os joelhos no peito;
- iniciar em posição ereta e depois curvar o corpo para frente e para trás;
- ficar de quatro apoios, arquear a coluna enquanto inspira e voltar, lentamente, para a posição inicial na expiração
5. Fortalecimento do lado côncavo e alongamento da parte convexa
Para o tratamento da escoliose, desvio que causa uma ou mais curvas na coluna vertebral, é primordial fazer exercícios que cuidem das partes côncava e convexa ao mesmo tempo. Afinal de contas, o processo exige simetria para evitar novos prejuízos futuros.