Respostas
Resposta:
A Mongólia é uma nação asiática localizada entre os territórios da Rússia e da China, não possuindo saída para o mar. O país apresenta grande valor histórico, pois é herdeiro do Império Mongol, além de ter sido habitado por importantes tribos nômades, como, por exemplo, os hunos e os turcos.
Com extensão territorial de 1.566.500 quilômetros quadrados, a Mongólia é um país pouco povoado, visto que sua densidade demográfica (população relativa) é inferior a 2 habitantes por quilômetro quadrado. O território mongol apresenta altitude média de 1,5 mil metros, abrigando o deserto de Gobie e as famosas montanhas Altai, que possuem altitudes superiores a 4 mil metros.
Mesmo apresentando melhoras significativas no Produto Interno Bruto (PIB), o país enfrenta grandes dificuldades econômicas. A substituição do sistema comunista, que foi instalado na primeira metade do século XX e abandonado em 1990, proporcionou a reaproximação das relações econômicas do país com a China.
A Mongólia é um país economicamente pobre, sendo as atividades primárias a base da economia nacional. Outro fator importante para a captação de receitas são as jazidas de ouro e cobre, além da exploração de urânio.
Os problemas socioeconômicos se intensificaram após a transição do comunismo para uma economia de mercado. Atualmente, mais da metade da população vive abaixo da linha de pobreza. Estima-se que 29% dos habitantes sejam subnutridos e a taxa de mortalidade infantil é de 42 óbitos a cada mil nascidos vivos.
Explicação: