11. As estações do ano bem definidas são melhores observadas nas regiões Sul
e Sudeste brasileiro. Como são caracterizadas as estações do ano nas demais
regiões brasileiras?
Respostas
Resposta:
Estações do ano
Estações do ano são subdivisões baseadas em padrões climáticos, representando os períodos do ano. Existem quatro estações: verão, outono, inverno e primavera.
Estações do ano designam quatro períodos ao longo de um ano, cada um com características distintas, baseadas em padrões ou variações climáticas. As estações do ano são: outono, inverno, primavera e verão.
Explicação:
Características das estações do ano
As estações do ano possuem características bem definidas e específicas, diferenciando-se nos Hemisférios Sul e Norte de acordo com a inclinação do eixo da Terra e com os movimentos de rotação e translação.
Veja abaixo as principais características das estações do ano:
→ Verão
Apresenta temperaturas elevadas e dias mais longos que as noites. Nesse período, há aumento dos índices pluviométricos. Essa estação do ano sucede a primavera e antecede o outono.
→ Outono
É considerado um período de transição e caracteriza-se pelo declínio das temperaturas, com exceção das regiões que se localizam próximo ao Equador. Nesse período, as folhas das árvores apresentam tons amarelados e costumam cair, indicando mudança de estação.
O outono representa um período de transição entre o verão e o inverno.
→ Inverno
Caracteriza-se pela queda das temperaturas e, em alguns lugares do Hemisfério Sul, pela ocorrência de geadas e nevascas. Apresenta dias mais curtos e noite mais longas em decorrência da menor incidência solar. Nesse período, ocorrem migrações de diversas espécies de animais para áreas com temperaturas mais elevadas.
Em lugares distantes do Equador, o inverno representa um período de intensas nevascas.
→ Primavera
Apresenta temperaturas amenas e agradáveis e aumento dos índices pluviométricos. Os dias começam a ficar mais longos, e as noites passam a ser mais curtas. A característica principal dessa estação é reflorescimento da flora terrestre.